Coluna da Karina Frota no O Povo aborda as barreiras comerciais

Na edição desta semana, a coluna da Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEC, Karina Frota, no jornal O Povo aborda as barreiras comerciais.

Leia o texto na íntegra:

Barreiras Comerciais

Para a realização de uma exportação bem-sucedida é indispensável conhecer as barreiras comerciais que podem impactar na competitividade do seu produto. No Brasil, uma importante fonte de pesquisa sobre barreiras técnicas é o site do INMETRO

No Comércio Exterior, leis, regulamentos, políticas, medidas ou mesmo práticas governamentais que imponham restrições ao comércio bilateral são considerados barreiras comerciais. As barreiras são divididas normalmente em tarifárias e não tarifárias.

As barreiras tarifárias estão relacionadas as tarifas de importações e demais taxas. As barreiras não-tarifárias tratam de restrições quantitativas, licenciamento de importação, procedimentos alfandegários, Medidas Antidumping, subsídios, Medidas de Salvaguarda, medidas sanitárias e fitossanitárias etc.

Existe ainda as barreiras técnicas, que são mecanismos utilizados com objetivos protecionistas. As barreiras técnicas acontecem devido à falta de transparência das normas e regulamentos ou, mesmo, pela imposição de determinados procedimentos vagarosos ou dispendiosos para avaliação de conformidade.

Para a realização de uma exportação bem-sucedida é indispensável conhecer as barreiras comerciais que podem impactar na competitividade do seu produto. No Brasil, uma importante fonte de pesquisa sobre barreiras técnicas é o site do INMETRO.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA