Observatório da Indústria da FIEC participa de evento global sobre avaliação e monitoramento de políticas públicas

O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) participou, na última quinta-feira (11/06), da semana gLOCAL, uma das principais iniciativas mundiais para debater a importância da avaliação e do monitoramento de políticas públicas. A instituição foi escolhida para apresentar o painel “Desafios e oportunidades de avaliações aplicadas ao desenvolvimento industrial e produtivo”, que abordou as estratégias para medir os resultados de ações voltadas para a indústria e o setor produtivo.

Mediado pela Especialista em Inteligência Competitiva do Observatório, Rayssa Costa, o debate contou com a presença do Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Edward Costa; do Gerente de Negócios de Inovação e Tecnologia do SENAI Nacional, Flávio Marinho; e do Gerente de Monitoramento e Avaliação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Jackson de Toni.

“O evento ressalta a necessidade de uma abordagem integrada para a avaliação de intervenções no setor industrial, promovendo práticas eficientes e sustentáveis. A colaboração entre academia e empresas é fundamental para o desenvolvimento industrial e produtivo do país, identificando continuamente oportunidades de melhoria e inovação,” destacou Rayssa Costa.

A semana gLOCAL é realizada pela Iniciativa de Avaliação Global (GEI) e reúne organizações internacionais, setores público e privado, e academia, com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre sistemas de avaliação e monitoramento.

Aperfeiçoamento de políticas

Segundo Edward Costa, Doutor em Economia e Professor da UFC, a aplicação dessas ferramentas são fundamentais para que os resultados das políticas públicas estejam alinhados às metas e possibilitam a sugestão de melhorias ao longo do processo.

“O monitoramento e a avaliação são mecanismos que ajudam na identificação de possíveis erros e acertos da política e contribuem para a tomada de decisões por parte dos gestores.  Existem diversos tipos de avaliação que diferem pela sua finalidade, mas que são igualmente importantes para o aperfeiçoamento da política”, pontuou.

Flávio Marinho falou sobre as medidas de avaliação adotadas pelo SENAI nacional no âmbito do programa Brasil Mais Produtivo, realizado em parceria com o Governo Federal,  para verificar a qualidade dos atendimentos às empresas participantes e monitorar a execução da política.

“Essa análise de resultados sintetizou uma série de elementos que nos ajudaram a compreender o impacto do que já foi feito e de aprendizados que ajudaram a apontar melhorias para as etapas posteriores”, afirmou o Gerente de Negócios de Inovação e Tecnologia.  

Parceria entre organizações

Diante dos desafios existentes para a implementação de estratégias do tipo, em especial referentes a políticas públicas para a indústria, Jackson de Toni, da ABDI, reforçou a necessidade de parceria entre as instituições.

“A ABDI tem a missão de ser um hub de articulação desse ecossistema, porque precisamos ter um conjunto estruturado de dados e desenhos de pesquisa robustos para implementar ciclos de melhoria, afinal de contas a avaliação não é um fim que se encerra em si mesmo. Ela só tem sentido se qualificar o processo decisório tanto do gestor público quanto do privado”.

Para conferir o painel na íntegra, acesse o canal do Observatório da Indústria no Youtube, clicando aqui.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA