Debate sobre moda sustentável marca abertura do Alinhavando Moda, na Casa da Indústria

Com a presença de designers, estilistas, empresários e mais profissionais do setor, teve início, nesta terça-feira (28/05), a quarta edição do Alinhavando Moda, evento gratuito cuja proposta é gerar networking e conhecimento entre os atores da cadeia produtiva de moda em todo o país. O primeiro dia de programação, realizada na Casa da Indústria, foi marcado por debates sobre moda sustentável e o papel das cores na criação de peças.

Idealizador do evento, o Designer Fábio Caracas afirma que a expectativa desta edição do Alinhavando Moda é conectar profissionais e entusiastas da moda, fortalecendo a indústria regional. “Buscamos fazer a conexão entre todos os parceiros que trabalham dentro desse mercado, desde estudantes a empresas, tendo como foco a moda, o empreendedorismo e a sustentabilidade”, destaca Fábio. “Nesta edição, nossa proposta é ter uma programação ‘100% Nordeste’, porque temos palestrantes de Pernambuco, do Sertão Central, do Cariri, do Piauí, trazendo temas muito fortes e pertinentes para o mercado local”, completa.

A sustentabilidade na moda foi o assunto escolhido para a palestra de abertura do evento, conduzida pela Gerente do Núcleo ESG da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Alcileia Farias. A partir da discussão sobre os impactos sociais e ambientais da indústria de moda global, Alcileia propôs estratégias para uma produção e um consumo mais consciente. 

“Uma família do Ocidente descarta cerca de 30 kg de material têxtil por ano, e apenas 15% disso é doado ou reciclado. Mais de 70% de tudo que se usa é feito de fibras sintéticas, que podem levar 200 anos para sumir do ambiente. São impactos muito severos, mas é uma realidade. O que podemos fazer? Transição energética, reeducação e recondicionamento dos modus operandi”, explicou. 

A programação contou, ainda, com palestra da Estilista e Consultora de Imagem Andrea Cerqueira sobre colorimetria na moda, mostrando a importância das cores no design e na criação de coleções.

Participante do Alinhavando Moda, a Consultora de Imagem Ísidra Barreto afirma que o evento é uma oportunidade de fazer networking e agregar novos conhecimentos. “Sempre estou buscando informação e a moda é uma área que se atualiza o tempo inteiro, por isso é muito bom adquirir conhecimento para transmitir da melhor forma. Só nesse primeiro dia, a gente viu essa ótica muito interessante de mudar a forma de consumir moda, que é algo que tento pregar na minha profissão”, ressalta.

Paulo Rabelo, Presidente do Sindicato da Indústria de Confecção de Roupas de Homem e Vestuário (SindRoupas), reforça que o Alinhavando Moda reunirá, ao longo dos dois dias de evento, importantes nomes do mercado, a exemplo do Estilista Weider Silveiro, que participou do São Paulo Fashion Week 20224.

“Tudo que há de novo na moda vai ser discutido aqui nesses dois dias. Para quem quer se atualizar, é uma oportunidade muito boa. Para nós, como sindicato, é um momento muito importante para reunir o setor e trazer mais associados”.

A quarta edição do Alinhavando Moda segue até esta quinta-feira (29/05), com palestras de Patrícia Ferreira (Humanização na Indústria da Moda); Fernanda Farias (Tendências e Inovações Sustentáveis); Weider Silveiro (Mercado da Moda no Brasil); Luciana Bouth (Identidade da Marca na Estamparia); Monike Oliveira (Design Decolonial para o Futuro da Moda); Caio Nascimento (Empreendedorismo Autoral); Úrsula Costa (Fashion Law); e Viviane Ferrão (Gestão Comercial).

SERVIÇO:
Alinhavando Moda
Data: 28 e 29/05, das 8h às 18h30
Local: Auditório Waldyr Diogo - FIEC (Av. Barão de Studart,1980 - Aldeota)
Inscrições: https://l1nq.com/IngressosAlinhavandoModa4

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA