FIEC entrega resultados dos Projetos Rotas Estratégicas e Bússola da Inovação

Com o auditório Waldyr Diogo prestigiado por políticos, pesquisadores, empresários e representantes de instituições financeiras e de fomento, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) apresentou à sociedade na noite desta segunda-feira (28/11), os resultados de sete Rotas Estratégicas Setoriais, de dez Bússolas da Inovação e do Perfil da Inovação do Ceará. Os projetos fazem parte do Programa para Desenvolvimento da Indústria, iniciativa do Sistema FIEC em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae.  Agora, o trabalho a ser desenvolvido será a implementação desses estudos na prática com o apoio dos especialistas participantes.

Na ocasião, foram lançadas publicações físicas e virtuais  das Rotas da Água; Construção e Minerais Não Metálicos; Logística; Saúde; e Tecnologia da Informação e Comunicação. Por sua vez, foram apresentados o Perfil da Inovação no Ceará e os perfis setoriais dos ramos já citados. O material foi entregue pela FIEC aos secretários estaduais presentes das pastas de Ciência e Tecnologia; Recursos Hídricos e Planejamento. O assessor especial da presidência, Guilherme Muchalle, apresentou uma visão geral do Programa para Desenvolvimento da Indústria, as Rotas Estratégicas e resultados da Bússola da Inovação.

O presidente da FIEC, Beto Studart, abriu o evento agradecendo ao apoio do Sebrae na concretização de mais uma etapa dos trabalhos dos Projetos Rotas Estratégicas e da Bússola da Inovação.  Para ele, o trabalho que está sendo desenvolvido é um projeto de Estado que romperá gerações. "Esse é o grande fato que a FIEC está criando e um ótimo momento. Os industriais, empreendedores, investidores internacionais, executivos e gestores públicos que querem conhecer os potenciais do Estado podem utilizar as Rotas Estratégicas para entender os gargalos e as soluções para cada área industrial. Tudo isso  deságua em um grande Observatório da Indústria que consistirá em um ambiente dinâmico pelo qual eles podem ter acesso às informações necessárias a fim de estudar o cenário econômico", esclarece.

O líder do Programa para o Desenvolvimento da Indústria e também presidente do Simec e Cointec, Sampaio Filho, resumiu o momento na palavra gratidão. Gratidão ao especialistas que participaram contribuindo com informações e gratidão ao presidente Beto Studart que conduziu "esse trabalho inédito e desafiador". Ele destaca as rotas de Energia e Água como estudos que podem ser usados para solucionar problemas socioecônômicos do momento. "É uma política de estado para o aumento da competitividade das indústrias e das riquezas para todos no Estado", enfatiza.

Representando o governador do Ceará, Camilo Santana, o chefe de Gabinete, o secretário Élcio Batista, disse que o Estado recebe o material do Programa para o Desenvolvimento da Indústria com alegria e como demostração de parceria entre os setores privados e públicos. "O trabalho feito pela FIEC com o Sebrae ressalta justamente a importância do trabalho e cooperação daqueles que querem construir um Ceará melhor no futuro. "São ferramentas de planejamento, há muita produção de  informação e conhecimento nessas publicações, que são valiosos para traçar o caminho do desenvolvimento no Estado", elogia.

Ao final, os convidados assistiram a palestra sobre o Futuro do emprego e quarta Revolução Industrial - Indústria 4.0, conduzida pelo gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI São Paulo, Osvaldo Lahoz Maia. Os convidados também receberam as versões físicas das Rotas Estratégicas e da Bússola da Inovação e cartões com QR Code de acesso  via smartphones às publicações virtuais.

Serviço:
Para saber quais publicações foram entregues e as que estão em andamento nos Projetos Rotas Estratégias Setorais e Bússola da Inovação, os interessados podem acessar aqui.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA