[Discurso] Jorge Alberto Vieira Studart Gomes

Cique para Download 

Discurso Presidente Beto Studart
Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC
Posse Festiva - 25 de setembro de 2014

Meus amigos, Boa noite. Há três dias, assumi oficialmente a presidência da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Ser presidente da FIEC representa, para mim, uma oportunidade ímpar de contribuir ainda mais e de forma mais veemente com o engrandecimento de todo o setor produtivo do Ceará e, por consequência, com a valorização do nosso Estado e do nosso povo.

Eu, que sempre acreditei nas organizações classistas e defendi o papel delas para o crescimento de nossa economia e de nosso país, estarei, pelos próximos cinco anos, integralmente comprometido com a missão de conduzir o Sistema FIEC, composto, institucionalmente pelo SESI, SENAI, IEL, INDI e CIN. Não bastasse a complexidade do Sistema, cada casa tem seu papel relevante, e isso tudo torna o desafio ainda mais interessante.

Há alguns meses, quando fui aclamado presidente após um rico processo de debate e de composição, eram apenas muitas ideias. Desde segunda-feira, imediatamente após a nossa posse, estamos tocando o barco, como se diz, e as muitas ideias já começam a se transformar em ações. Porém, antes de falar sobre planos, diretrizes ou eixos de ação, eu quero agradecer e enaltecer pessoas e fatos valorosos que nos trouxeram até aqui.

Em primeiro lugar, ressalto todos que compõem esta diretoria que estará comigo até 2019. Somos um grupo unido pela convicção de que podemos transformar, para melhor, o ambiente em que vivemos. Meus amigos, sou grato pela companhia de cada um. Sei que vamos encontrar dificuldades, que os obstáculos virão, mas estou certo de que juntos vamos conseguir enfrentar os problemas, superar os contratempos, e sempre sairemos vitoriosos de cada situação.

Em parceria, seremos capazes de construir o ambiente necessário para o avanço da indústria do Ceará e do próprio estado. Unidos, poderemos multiplicar os conhecimentos para fazermos uma gestão inovadora e eficiente no Sistema FIEC. Em grupo, seremos criativos na oferta de soluções para aumentar, efetivamente, a produtividade e a competitividade industrial. Cada um com seu pensamento, sua expertise, sua história e experiências próprias de vida, terá papel fundamental nesta gestão a qual tenho o privilégio de liderar.

Meus vices-presidentes, diretores e conselheiros... estamos só começando e já tenho a agradecer pela energia, pela disponibilidade e pelo companheirismo demonstrado nesses primeiros dias. Temos muito trabalho e a nossa união nos permitirá alcançar os nossos objetivos, no tempo adequado.

Minha forma maissimples de reconhecer o seu empenho é dizendo que vocês contam com a minha confiança. Seguindo ainda no propósito de agradecer, considerando que aqui o público é muito maior do que o que esteve presente à posse formal de segunda-feira, vou me permitir retomar algumas palavras de reverência às gestões que me antecederam.

Afinal, nunca é demais registrar agradecimentos quando tão merecidos. Roberto Macedo, que felicidade e sorte é tê-lo como antecessor imediato! Além da postura ética, da capacidade de aglutinar forças e lideranças, suas gestões foram marcadas por iniciar, de modo irreversível, um processo de recuperação, de profissionalização e de modernização de nossa FIEC.

Hoje, a nossa Federação é mais forte porque somos mais unidos e melhor organizados. Seu esforço nesses últimos oito anos preparou o terreno para que esta gestão possa desenvolver o trabalho que pretendo.

Quanto mais conheço do Sistema FIEC, mais reconheço a grandeza do papel desempenhado por você e identifico os importantes resultados que sua valorosa liderança nos trouxe. Você tem todo o meu respeito por uma história tão bem escrita. Roberto, mais uma vez, muito obrigado!

O presidente Jorge Parente, como articulador nato, engrandeceu a participação da indústria cearense no cenário nacional. Num relevante trabalho de aproximação da indústria com a sociedade, deixou uma referência de atuação proveitosa junto aos setores organizados e aos poderes legislativo e executivo. O nosso setor reconhece o seu legado. Fernando Cirino, meu irmão, meu presidente. Dinamismo poderia ser o seu sobrenome. Ainda hoje, contamos com sua energia, nos inspiramos com sua vibração na luta por uma indústria sempre mais forte neste Estado que, ainda que tenha tantas limitações, nos reserva enorme potencial.

Sua postura diante de desafios serve de exemplo para mim e seu envolvimento contínuo com os interesses do setor nos orgulha. Haja o que houver, a gestão de Fernando Cirino à frente da FIEC será sempre merecedora de registro e de reverência.

Relembro e enalteço também os pioneiros Waldyr Diogo, Thomás Pompeu, José Raimundo Gondim, Francisco José Andrade, José Flávio Costa Lima, Luiz Esteves... líderes empresariais que consolidaram a Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Cada um, com sua força e à sua própria maneira, deixou uma marca positiva e indelével. Meu mais sincero reconhecimento a todos eles que ajudaram a compor a mistura que alicerça o desenvolvimento do nosso estado.

Agora, meus amigos, a oportunidade de transformar está em nossas mãos. A chance de fazer a diferença é nossa! Nesta missão à frente do Sistema FIEC, já temos claro que o objetivo será o de fortalecer a indústria do Ceará enquanto instrumento de desenvolvimento econômico e social.

Estamos convencidos de que a Federação deve assumir o papel de indutora de políticas públicas, de mobilizadora do debate político-econômico, de catalizadora das parcerias entre o setor produtivo, governo e também as universidades, voltados para construir os caminhos e viabilizar as soluções que façam avançar a nossa sociedade.

Em torno dessa questão central, definimos alguns eixos que conduzirão nossa atuação: Articulação é um deles. Estaremos mais próximos e seremos mais efetivos no relacionamento com entidades organizadas, com o poder executivo, o legislativo e com toda a sociedade. Outra vertente importante é a ênfase à prestação dos serviços às indústrias. Buscaremos significativas melhorias nos produtos ofertados pelo SESI, SENAI e IEL, de modo que nossos clientes tenham um atendimento direcionado à solução efetiva de suas demandas específicas, com qualidade e celeridade. Sabemos que o Sistema FIEC pode fazer a diferença, oferecendo boa formação profissional técnica e qualificação em gestão.

Também oferece conhecimento, com pesquisas diversas e informações de mercado, fundamentais para o aumento da nossa competitividade. Neste sentido, daremos grande atenção às experiências internacionais, buscando não apenas conhecer, mas principalmente interagir e absorver os bons exemplos nos mercados fora do Brasil. Portanto, adotando ações institucionais de forma proativa, tecnicamente densa e politicamente resolutiva, podemos contribuir para uma Indústria mais forte e desenvolver a nossa sociedade, que é o nosso objetivo maior.

Dia após dia, estaremos norteados pela Inovação que, no nosso entendimento, é um conceito que não cabe em uma sigla, que não deve se restringir a um departamento. Inovação será a linha a unir todas as ações que desenvolveremos. No que planejamos para o ambiente interno, ou no que oferecemos para as nossas indústrias, estaremos buscando uma nova postura, um novo formato, uma nova dinâmica que seja capaz de ser sempre mais eficiente.

Toda essa compreensão acerca dos caminhos que vamos seguir e da maneira que devemos atuar advém de um processo de reflexão intenso e de um esforço coletivo de planejamento que vimos promovendo desde a nossa aclamação, onde procuramos aprofundar o conhecimento em torno do Sistema Indústria.

Meus amigos, estamos preparados para este desafio, que já começou. Estou sim determinado a fazer uma gestão primorosa na FIEC, junto com todos os meus amigos da diretoria e com o grupo de profissionais valorosos que já compõem o Sistema e outros que vem reforçar o trabalho. Sou o décimo presidente da história da FIEC, e essa é uma posição bonita de registrar. Mas esse número não me bastará como referencial, claro. Assim como aqueles que relacionei há pouco, quero deixar a minha melhor marca na Federação.

Mas não apenas no âmbito interno do Sistema. Pretendo que o nosso trabalho possa ser refletido nas comunidades dos entornos das indústrias e dos pólos industriais, nas escolas, nos centros de formação técnica e profissional, nos núcleos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, na sociedade como um todo. Esse desejo, no entanto, não tem qualquer relação com ambições políticas, que, por vezes, realmente, alguns líderes empresariais caem em tentação.

O universo da política num sentido mais estrito, a política eleitoral, realmente não me atrai. Mesmo assim, enquanto cidadão, líder empresarial e formador de opinião, não posso me furtar a refletir, não posso deixar de tentar influir nos processos eleitorais. Então, estando a dez dias da maior eleição do país, expresso minha preocupação e meu alerta a todos: Precisamos saber escolher bem em quem votar. Certamente vamos enfrentar anos de dificuldades, sejam quais forem os vencedores.

Para esse enfrentamento, será preciso coragem, preparo e confiabilidade. Devemos escolher com segurança. O país não suportará qualquer vacilação e precisa retomar a estabilidade. Expresso também minha mais profunda indignação com o circo da corrupção que se exibe diante de todos nós. Dentro ou fora dos governos, não temos o direito de reclamar por retidão, se alimentarmos essas práticas que envergonham, empobrecem e atrasam o Brasil.

Combater a corrupção é uma missão de todos nós. Ainda que indignado e sob tamanha preocupação, sou um homem de muita esperança. Não volto minhas forças para o que é negativo. Por isso, sigo firme apostando no Brasil. E, por acreditar, encampei essa nova atribuição, esse novo desafio, com uma energia juvenil. Estou na luta e conto com todos vocês.

Com os amigos industriais, evidentemente, mas também com os empresários de todos setores da nossa economia. Conto com os pensadores, os produtores do saber nas universidades, os executivos e os técnicos dos governos em todas as esferas, com os legisladores, com os formadores de opinião. Enfim, conto com aqueles que acreditam na potência transformadora da ação coletiva em torno do bem comum. Conto com os que, como eu, apostam num futuro melhor para todas as pessoas.

Deus nos proteja!
Um forte abraço e boa noite a todos

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP