[Biografia] Jorge Alberto Vieira Studart Gomes

Jorge Alberto Vieira Studart Gomes, conhecido como Beto Studart, nasceu em Fortaleza (CE), no dia 06 de maio de 1946. Filho do médico pneumologista Carlos Alberto Studart Gomes e de Regina Stella Vieira Studart Gomes. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), desde cedo exerceu sua vocação empresarial, tendo empreendido em alguns negócios diferentes até assumir, em 1969, aos 22 anos de idade, a presidência da Agripec – indústria do setor químico.

Dedicou-se quatro décadas àquela empresa que, sob sua liderança, foi escolhida como a melhor do Norte/Nordeste (Revista Exame-2004) e transformou-se na maior formuladora de defensivos agrícolas do país. O sucesso da Agripec chamou atenção de conglomerados internacionais e culminou na sua venda, em 2007, para a australiana Nufarm.
 
Com a venda da Agripec, o empresário voltou suas atenções para outros setores econômicos. Hoje a marca BSPAR é forte nas áreas imobiliária – com incorporação e construção nos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte – e financeira – operando diversos Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC). Os negócios de Beto Studart alcançam também o setor da tecnologia da informação e da tecnologia médica com a Studheart Medical Technologies, empresa que está desenvolvendo um coração artificial, o primeiro de fabricação nacional projetado para tratar pacientes com insuficiência cardíaca avançada. 
 
Beto Studart mantém a Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento, que foi criada em 2004 e apoia mais de duas dezenas de entidades responsáveis por projetos sociais, culturais, esportivos, educacionais e de geração de trabalho e renda, alcançando diretamente um público superior a 20 mil pessoas.

A Fundação já recebeu importantes prêmios como o Selo de Responsabilidade Social, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT), Troféu Amigo do IPREDE, Comenda Cego Oliveira outorgada pelo instituto ACTUS, Troféu Coruja da APESC – concedido pela Associação dos Professores do Ensino Superior do Ceará, Medalha Jader de Figueiredo Correia – concedida pelo Rotary Club Fortaleza Barra e Destaque Político Administrativo 2008, 2009 e 2010 concedido pelo PPE Promoções e Eventos, entre outros.
 
Atuação Classista
Beto Studart tem forte participação classista. Foi eleito presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e assumiu o cargo em setembro de 2014 para um mandato único de cinco anos. Foi vice-presidente da instituição no mandato 2010-2014, cargo também ocupado entre 1999 e 2002. Ao longo de sua trajetória profissional, acumulou ainda os seguintes cargos em entidades: presidente, por dois mandatos consecutivos, da Associação das Empresas Nacionais de Defensivos Agrícolas (AENDA); vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologias e suas especialidades (ABIFINA); vice-presidente do Sindicato da Indústria Química (Sindiquímica); diretor do Centro Industrial do Ceará (CIC); conselheiro do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola (SINDAG).
 
Homenagens e Prêmios Recebidos

- Comenda da Moda do Ceará, conferida pelo Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em geral no Estado do Ceará – Sinditêxtil - 2016
- Homenageado pelo Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará na solenidade comemorativa ao 129º ano de fundação da entidade – 2016
- Título de Melhor Presidente de Entidade Empresarial Classista do Ceará de 2015, conferido pela PPE - Promoções e Eventos – 2016
- Comenda Empreendedor CONAJE, conferida pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários - 2015
- Comenda Sindserrarias, conferida pelo Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Madeiras Laminadas e Compensados de Fortaleza – Sindserrarias 2015.
- Homenageado pela ALFE - Associação das Lojistas Femininas na solenidade comemorativa dos 40 anos de sua fundação - - 2015
- Homenageado na Fortaleza Brazil Stone Fair pelo Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará - 2015
- Homenageado com a Tribuna de Honra do Sistema Jangadeiro – 2015
- Homenagem Especial Casa Cor Ceará – 2014
- Homenageado com o Troféu Virgílio Távora – AEDI (Associação das Empresas do Distrito Industrial de Maracanaú – Ceará) - 2014
- Homenageado com o título de Membro Benemérito da ACLJ – Academia Cearense de Literatura e Jornalismo - 2014
- Homenageado com o Diploma “Sócio Benemérito” – ACM (Academia Cearense de Medicina) – 2013.
- Homenageado com o Prêmio “Apimec Nordeste 2012” – APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais – 2012.
- Agraciado com a Medalha da Associação Comercial do Ceará – ACC - Pela exemplar história empresarial construída com muita dedicação e trabalho – 2012.
- Homenageado com o Título de “ Embaixador Amigo do Conaje 2012/2013 – CONAJE (Confederação Nacional dos Jovens Empresários) – 2012.
- Agraciado com o Diploma da “Medalha do Sesquicentenário” – Irmandade Beneficente da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza – 2012.
- Agraciado com Titulo de “Personalidade do Ano de 2012” - Da Associação Cearense de Empresas de Decoração – ACED - 2012
- Homenageado com “Comenda Ordem do Mérito Industrial” – CNI (Confederação Nacional da Indústria) – 2011.
- Homenageado com o “Certificado de Responsabilidade Social” – STDS (Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social) - pela inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho - 2011;
- Homenageado com a Comenda “Jovem Mentalidade Empreendedora” – AJE (Associação dos Jovens Empresários)– 2010.
- Agraciado com o Troféu “Coruja” – APESC ( Associação dos Professores de Ensino Superior), pela relevante contribuição à Educação e à Cultura - 2010;
- Agraciado com o Prêmio “O Equilibrista” – IBEF (Instituto Brasileiro dos Executivos em Finanças) – 2010.
- Agraciado com a “Medalha Barão de Studart” – Academia Cearense de Letras –  ACL – 2010.
- Eleito um dos “30 mais influentes do Ceará”– Revista FALE – 2010.
- Agraciado com o  Diploma “Empreendedor que Faz História” – Escola de Ensino Fundamental e Médio Luiz Gonzaga de Fonseca Mota – 2010.
- Homenageado com o “Troféu Personalidade do Ano” – COOPERCON (Cooperativa da Construção Civil do Ceará), 2009.
- Homenageado com o Diploma “Destaque Político-Administrativo” como o melhor Dirigente de Órgãos do Terceiro Setor – PPE Eventos - 2008/2009.
- Eleito um dos 10 Cearenses Vencedores da Década – PPE Eventos - 2009.
- Eleito “Líder Empresarial do Estado do Ceará”, pela Gazeta Mercantil, para o  Fórum de Líderes Nacional –2008/2009.
- Homenageado com o Prêmio “Amigo da Polícia Federal” – SINDPF-NE (Sindicato da Polícia Federal do Nordeste) – 2008.
- Agraciado com o “Troféu Clóvis Rolim” – CDL/Fortaleza (Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza) – 2008
- Agraciado com o Título de “Conselheiro Estratégico da Escola de Formação de Empreendedores Sociais” - EFESO – 2006.
- Agraciado com o “Prêmio Delmiro Gouvêia” – Agripec eleita a 6ª maior Empresa do Estado do Ceará – 2006.
- Homenageado com a “Medalha Carlos Alberto Studart Gomes” – Governo do Estado do Ceará, Hospital de Messejana, 2006.
- Agraciado com a” Comenda Cego Oliveira” pelo Instituto ACTUS- Mostra Brasileira de Musica Antiga- 2006.
- Homenageado com a “Comenda de Santa Isabe”l na categoria Responsabilidade Social - SINDIPAN-CE (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação e Confeitaria, Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado do Ceará.) – 2006.
- Homenageado com a “Medalha Jader de Figueiredo Corrêa” – Rotary Club – em reconhecimento a relevantes trabalhos sociais – 2005.
- Selecionado entre as “Maiores e Melhores da Revista Exame” – Agripec eleita como a empresa com melhor desempenho do setor químico e petroquímico do norte e nordeste, tendo o seu parque industrial tido como modelo em todo o Brasil – 2004.
- Agraciado com o Troféu “GRITHO” de Responsabilidade Social - Grupo de Reintegração Infantil e Trabalhos Holísticos, em 2004.

 

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP