[Discurso] Jorge Alberto Vieira Studart Gomes

Discurso na inauguração da Escola Johnson - 21 de junho de 2018


Governador Camilo Santana, senhoras e senhores,

Bom dia.

Estou com a missão de representar nesta solenidade o presidente da FIEC, Beto Studart, que não pôde estar presente e me pediu que externasse a sua satisfação pela realização deste importante evento.
São as palavras dele:

Meus amigos,

Nada pode ser mais louvável do que o investimento em educação, e sabemos que, a despeito do caminho que ainda temos que percorrer, o nosso Ceará é merecidamente reconhecido pela atenção que dá à educação dos cearenses, especialmente nos últimos anos.

Hoje, a inauguração das novas instalações desta Escola Pública Estadual nos traz muita alegria, porque é mais uma concretização do tamanho do esforço que o Governo do Estado, na pessoa do nosso amigo Governador Camilo Santana, tem feito no sentido atender à necessidade imperiosa da melhoria da educação, como fator preponderante para o desenvolvimento.

Amigo Camilo, receba meu abraço em reconhecimento ao seu trabalho e às conquistas que temos registrado no setor da Educação, ampliando a nossa esperança na construção de um futuro próspero para o Ceará.

Amigos,

Estamos também diante de um marco relevante da força da parceria para o bem comum, para a melhoria da sociedade. A Escola Jonhson é uma prova de como a solidariedade e a missão de ajudar o próximo são atos que podem atravessar fronteiras e gerações.Nesse sentido, faço uma respeitosa referência à senhora Gene Johnson, matriarca da família Johnson, falecida recentemente, como forma de saudar e reconhecer a importância desta família não apenas para esta escola, como para o nosso Ceará.

Em uma relação iniciada em 1935 quando Herbert Johnson Jr, neto do fundador da Companhia Johnson se aventurou em uma viagem ao Nordeste do Brasil, em busca de reservas da palmeira de carnaúba, estabeleceu-se essa conexão que vem nos dando frutos ao longo de tantos anos.

Dois anos depois, a expedição de Herbert Jonhson resultou na instalação de uma fábrica e da fazenda Raposa, para o processamento e o cultivo da carnaúba, fazenda esta que posteriormente viria a servir como centro de pesquisa, doado à Universidade Federal do Ceará.

A Escola Johnson foi outra iniciativa da família que, em 1963, investiu em espaço voltado à educação de filhos dos funcionários da empresa em solo cearense. Com a transferência das operações da empresa para outros lugares, a SC Johnson doou a escola ao Governo Estadual, mantendo, porém, a parceria por meio de doações de recursos para melhorias de suas dependências. A constante relação nos traz hoje a esta escola responsável por atender alunos dos ensinos fundamental e médio.

O compromisso da família Johnson com o Ceará merece ser exaltado sempre, especialmente quando os herdeiros estão entre nós, como hoje, diante da presença de Fisk Jonhson, CEO da companhia familiar.
Nesta oportunidade, lembro, como outro exemplo da relação afetiva, a preocupação com o bioma Caatinga, através da doação de 18 mil acres de terra para a constituição da Associação Caatinga, com o apoio da fundação americana de proteção ambiental “The Nature Conservancy”,  e criação da reserva Serra das Almas.

Além disso, no ano passado, com apoio da SC Jonhson, inauguramos no Museu da Indústria a "Exposição Carnaúba - Árvore da Vida", que apresenta amostra representativa da árvore símbolo do Ceará, mas também que recria um pouco da história do respeito e do carinho que a família Johnson dedica ao Ceará. 

Meus amigos,

Com alegria, destaco a participação ativa da Federação das Indústrias neste exemplo concreto de parceria entre a iniciativa privada e o setor público, mobilizados em prol da sociedade. O projeto de energia solar para abastecimento destas instalações foi desenvolvido pela FIEC através do seu Núcleo de Energia e o Sindicato das Empresas de Energia, o Sindienergia, tornando a Escola Johnson um modelo também no que se refere à utilização de energia alternativa, com recursos investidos pela SC Johnson.

Aqui, registra-se também o financiamento ao projeto voltado para a sustentabilidade, onde a parceria com a Associação Caatinga e a Junior Achievement prevê a produção de mudas de espécies nativas e sua distribuição, como ensaios de empreendedorismo para os alunos da escola.

Somamos ainda o aporte que a SC Jonhson coloca para capacitação em práticas de laboratório voltado a professores desta e de outras unidades escolares estaduais para a utilização do maior potencial dos equipamentos instalados.
São ações como estas que nos animam a acreditar que quando os propósitos são comuns, os resultados podem ser alcançados com êxito.

Aqui, ressalto, mais uma vez, a grandeza do amigo Camilo Santana, um governador que está firmando o seu nome na história do Ceará como exemplo de diálogo e parceria. Camilo é homem vocacionado para, em nome dos interesses públicos e do desenvolvimento, construir as melhores parcerias.
Bem sabemos o quanto nosso estado precisa que ações como estas sejam replicadas, servindo de incentivo a outras que possam surgir. E já temos notícias de que o exemplo desta escola já se reflete em outras iniciativas similares, e o Governo já prepara quatro novas escolas para ganharem o apoio de empresas para fortificar ainda mais a Educação no Ceará.

Por fim, desejando que os laços de afeto que unem o Ceará e a Família Jonhson possam ser continuamente fortalecidos pelas gerações que se seguirão, e firmando o compromisso de fazer da FIEC um elo ativo dessa conexão, parabenizo o Governador Camilo Santana pela inauguração desta escola e por tudo o que tem feito pela Educação das crianças e jovens cearenses.

Um forte abraço a todos,
BETO STUDART

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP