[Discurso] Jorge Alberto Vieira Studart Gomes

Discurso na posse da AJE Fortaleza - 6 de março de 2018


Meus amigos, boa noite.

Nos últimos anos, tenho tido o privilégio de, enquanto presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, anfitrionar as solenidades de posse das novas diretorias da Associação de Jovens Empresários de Fortaleza. Anualmente, essa tem sido uma oportunidade especial de refletir e falar sobre a juventude, que é um conceito que abrange tantos outros, sob diversos aspectos.

É o espírito jovem que nos faz ousados, que nos anima a enfrentar obstáculos e nos estimula a continuar seguindo em frente mesmo quando somos compelidos a recuar. É a juventude que nos permite pensar grande e agir assertivamente. Encaro a juventude assim por considerar que podemos ser jovens a qualquer tempo, pois o que realmente define essa condição é o espírito.

Hoje, meus amigos, é um evento mais que especial para esta Federação, porque temos aprendido a cada dia nesses últimos três anos a utilizar a nossa juventude como instrumento de transformação. Nesta noite, portanto, nos sentimos extremamente felizes por compartilhar desse momento com os novos dirigentes da Associação dos Jovens Empresários, uma entidade que ao longo de seus 28 anos tem se mostrado cada vez mais vibrante na forma de exercer a sua missão institucional. Uma instituição talhada para a formação de lideranças com visão de empreendedorismo, pela qual já passaram mais de 3 mil jovens nesses quase trinta anos.

Muitos deles, é importante destacar, galgaram postos de destaque na administração pública, no parlamento e na cúpula de empresas privadas, desempenhando papéis exemplares nas funções para as quais foram destinados. Entre estes nomes, posso citar o deputado Carlos Matos; Carlos Fujita; Bruno Girão; Aline Telles; Eduardo Diogo; Emília Buarque; Tom Prado; Marcelo Pinheiro; Ricardo Dreher; Thiago Pinho, Fernando Laureano, entre outros amigos ilustres que aqui deixaram sua contribuição.

Agora, sob o comando do Yuri Torquato, acompanhamos mais uma fornada de jovens que se preparam para se dedicar à causa do associativismo por meio das atividades que irão exercer na AJE Fortaleza. Jovens que ao assumirem esse desafio dão um exemplo de dedicação também ao Ceará e ao Brasil, pois nesse período de ação na AJE, estarão debatendo, refletindo, propondo e adotando soluções sobre as mais diversas questões enfrentados pela sociedade, seja no âmbito privado, seja no âmbito público.

Meus jovens amigos, eu os admiro por esse desprendimento revelado ao aceitarem a tarefa de manter o nome e a imagem da AJE sempre voltada ao coletivo. Nesse auditório, vemos tantas pessoas abnegadas, que dedicaram parte de suas vidas a compromissos que os engradeceram e os dignificam até hoje como pessoas, porque não há causa mais nobre do que sermos capazes de operar pela transformação e a melhoria dos destinos da sociedade. Talvez essa seja a nossa grande missão enquanto ser humano.

Quando entendemos isso como exercício de cidadania, entendemos verdadeiramente a importância de nosso papel na construção de um futuro melhor para aqueles que virão depois de nós. Essa tarefa é complexa, cheias de espinhos, mas estimulante, desafiadora e extremamente prazerosa para quem é vocacionado.

Por isso, reconhecendo e parabenizando o amigo Fernando Laureano pela desenvoltura no exercício da liderança da AJE Fortaleza, venho desejar muito sucesso ao amigo Yuri Torquato, com convicção que a AJE continua em excelentes mãos e, por isso, será sempre uma instituição tão exitosa em seus propósitos e como celeiro de novos dirigentes.

Uma boa noite a todos e um forte abraço.

BETO STUDART

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP