[Discurso] Jorge Alberto Vieira Studart Gomes

Abertura do All About Energy

Meus amigos,

Boa noite,

É com muita alegria que participo deste conceituado evento, já tradicional e forte entre aqueles que tem suas operações, seus negócios ou mesmo seus estudos em torno do setor energético. Não apenas pela homenagem, pela qual eu agradeço, mas principalmente por ser uma bela oportunidade de interagir com pessoas de rica envergadura.

É minha obrigação relacionar alguns importantes pontos da atuação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará em torno do setor energético. Ações essas que demonstram, verdadeiramente, nosso desejo de fortalecer o setor, por reconhecê-lo como um vetor crucial para a construção de um futuro sustentável.

Todos sabemos que o Ceará dispõe de um importante potencial de energias renováveis, eólica e solar em especial e, para os próximos anos, vislumbramos que essas formas de energia terão um crescimento exponencial, com o surgimento de muitos novos negócios, gerando emprego, renda, desenvolvimento tecnológico e qualidade de vida. Por tudo isso, a nossa FIEC adotou o desenvolvimento das energias renováveis como uma prioridade de suas ações.

Já no início da nossa gestão, no último trimestre de 2014, criamos o Núcleo de Energia, uma estrutura interna da nossa Federação, onde estamos trabalhando nas estratégias, nos estudos, nas iniciativas voltadas para o avanço do setor energético. Liderada pelo amigo Jurandir Picanço, grande referência no setor, por sua trajetória profissional, o Núcleo de Energia da FIEC tem tido um grande desempenho. Num trabalho de articulação consistente com a agência de cooperação alemã para o desenvolvimento, conhecida como GIZ, estamos garantindo a parceria necessária para elaboração de projetos e acordos operacionais para atrair e desenvolver negócios em energias renováveis para o Ceará.

Estamos também trabalhando intensamente para garantir mão de obra qualificada para esse mercado em ascensão. O nosso SENAI, junto a universidades locais, está trabalhando para desenvolver uma grade curricular especificamente voltada para a capacitação técnica de trabalhadores para empresas na área de energia solar e também eólica.

Conscientes da força da articulação institucional e da parceria entre o ente público e a iniciativa privada, ainda no início do ano, apresentamos, ao nosso Governador, algumas contribuições ao planejamento Estadual, e temos observado, com muita satisfação, as respostas concretas do Governo do Estado. Demonstração evidente e recente de resposta esperada pelo setor produtivo, que enaltecemos pelo simbolismo e pela expectativa de efetividade, foi a criação da Secretaria Adjunta de Energia, com o foco principal nas energias renováveis. A Secretaria já é uma realidade e o nosso amigo Renato Rolim certamente fará um grande trabalho na condução das estratégias voltadas para o setor.

Outra ação que reforça o alinhamento entre indústria e Estado e é digna de destaque foi o anúncio da isenção de ICMS à energia produzida pelos próprios consumidores que instalarem seus micro e minigeradores de energia solar ou eólica. Nosso amigo Camilo Santana, na festa dos 65 anos de nossa FIEC realizada na semana passada, nos presenteou, elegantemente, com essa grande notícia. Com certeza, muito brevemente, os resultados dessas providências resultarão em avanços econômicos e sociais do nosso Estado.

É preciso registrar ainda e de modo especial, as atuações das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico, liderada pela amiga Nicolle Barbosa, da Infra-Estrutura, conduzida pelo brilhante André Facó, e da Ciência e Tecnologia, capitaneada pelo Inácio Arruda. Todas estão comprometidas em priorizar as energias renováveis, numa perfeita sinergia. Reforço aqui, a disponibilidade da FIEC em seguir contribuindo de forma ativa, em apoio às iniciativas governamentais. Com segurança, afirmo que em pouco tempo os resultados dessas ações serão efetivamente sentidos, ainda mais agora, com a específica secretaria adjunta de Energia, liderada pelo amigo Renato Rolim.

Por fim, gostaria de desejar, a todos os participantes, muito sucesso em mais uma edição da All About Energy. Com os passos largos e firmes que o setor energético tem dado nos últimos meses, não seria impróprio dizer que os objetivos do evento serão superados.

Um forte abraço e boa noite a todos.

BETO STUDART
Dia 10 de junho de 2015

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP