[Biografia] Roberto Proença de Macêdo

Graduado em Engenheira Mecânica pela Universidade Federal do Ceará, Roberto Macêdo é Diretor Presidente da J. Macêdo S/A - Comércio, Administração e Participações, empresa controladora do grupo fundado em 1939 por seu pai, José Dias de Macêdo.

Roberto Macêdo é casado  com Tânia Rocha Lima de Macêdo, tem quatro filhos: Melissa Macêdo Parente, Roberto Proença de Macêdo Júnior, Natasha Rocha Lima de Macêdo Martins e Rodrigo Rocha Lima de Macêdo e dez netos.

Herdeiro e continuador do empreendedorismo familiar liderado e difundido por seu pai, Roberto Macêdo destaca-se, ainda, como Diretor-presidente da Tintas Hidracor S/A e da Cemec – Construções Eletromecânicas S/A; Vice Presidente da Copan – Companhia de Produtos Alimentícios do Nordeste, da Fazenda Canhotinho S/A.

O grupo J. Macêdo, detentor de marcas nacionais como Dona Benta, Petybon, Sol, Cemec e Hidracor, é um dos maiores e mais tradicionais do Ceará, com atuação nos segmentos econômicos de tintas, eletromecânica, agroindústria e alimentos – o principal negócio, do qual Roberto Macêdo é membro do conselho de administração.

Sua atuação como industrial, líder classista o destacam como uma das personalidades mais importante da indústria cearense, integrando a lista dos 30 cearenses mais influentes da revista fale - edições de 2010 e 2011.

Roberto Macêdo exerce várias atividades de representação, ressaltando, dentre elas, o segundo mandato da presidência da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC (com todas as suas áreas de atuação, CNI, SESI, SENAI, IEL, FIRESO, INDI, SEBRAE).

Com grande sensibilidade para as questões ambientais e sociais, Roberto Macêdo participa, igualmente, do conselho nacional da reserva da biosfera da caatinga, e do comitê estadual da reserva da biosfera da caatinga, como conselheiro;

É conselheiro e colaborador da Fazenda da Esperança - entidade dedicada à recuperação de dependentes da droga e álcool.

Membro dos Conselhos da Associação Caatinga (Ong de Preservação da Caatinga); e da The Nature Conservacy do Brasil (Ong Internacional de Preservação da Natureza).

Em reconhecimento à sua dedicada e competente atuação, recebeu as seguintes comendas:

  • Medalha do Pacificador

  • Comenda Santa Isabel

  • Medalha Edson Queiroz

  • Troféu Governador Virgílio Távora

  • Troféu Clóvis Rolim

  • Medalha Boticário Ferreira

  • Prêmio desenvolvimento setorial 2010

  • Comenda da Indústria da Moda 2011

  • Medalha Martins Soares Moreno 2012

  • Troféu Sereia de Ouro 2014

 

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP