telefone(85) 4009.6300

Sindsorvetes incentiva empreendedorismo feminino no setor de gelados em 2º edição do evento “Mulheres que Inspiram”

01/10/2025 - 13h10

Reunindo dezenas de empreendedoras cearenses do mercado de gelados, a Casa da Indústria recebeu, na última segunda-feira (29/09), a segunda edição do projeto Mulheres que Inspiram, cuja proposta é promover conhecimento e troca de experiências entre mulheres que fazem parte do setor no estado. Idealizado pela Técnica de Gelados Samara Duarte, com o apoio do Sindicato das Indústrias de Sorvetes do Estado do Ceará (Sindsorvetes), da FIEC e do Sebrae, o evento promoveu palestras com empresárias reconhecidas no meio e especialistas em marketing e empreendedorismo, de forma a fortalecer a presença feminina no segmento local.

Edgard Júnior, Presidente do Sindsorvetes, afirma que as mulheres se destacam, hoje, não apenas como principais consumidoras de gelados no Ceará, mas também na liderança de negócios nas áreas de sorvetes, picolés, dindins e açaí. “Temos grandes empresas com mulheres à frente.  Muitas vezes, essa iniciativa começa pela necessidade de complementar a renda familiar. Começa com um negócio pequeno e, quando dá certo, a família toda começa a trabalhar. Tanto que muitas das nossas empresas são familiares. Então, essa é uma oportunidade da gente de falar sobre o empreendedorismo feminino, da capacidade que elas têm”, diz.

Idealizadora do evento, a Técnica de Gelados Samara Duarte explica que o projeto surgiu para oferecer capacitação e incentivo às mulheres do ramo que, assim como ela, enfrentam não apenas as dificuldades de gerir o próprio negócio, mas também o desafio de conciliar profissão e família. 

“Quando comecei a estudar no setor de sorveteria, vi a dificuldade até para mim mesma. Todos os treinamentos que fiz eram online. O único curso que fiz presencial foi pelo SENAI. Depois que me formei, entendi que eu precisava capacitar outras mulheres, porque a mesma dificuldade que eu tinha, de ser mãe e dona de casa, elas também têm. Por isso, a ideia desse movimento é gerar conhecimento, trazer elas para perto e entender que estamos juntas”, ressalta Samara.

CEO da Duggê Sorvetes, a Vice-presidente do Sindsorvetes, Socorro Castro, comandou uma das palestras da programação, na qual compartilhou sua trajetória à frente da empresa após o falecimento do marido e fundador da marca, Eugênio Gondim.

Segundo ela, cerca de 45% do quadro de funcionários da Duggê Sorvetes é formado por mulheres, número que representa a forte participação feminina no mercado e a necessidade de encorajar trabalhadoras do segmento. “Precisamos mostrar que elas são capazes de começar seu negócio, empreender, ter sucesso, enfrentando desde o desafio de acreditar em você mesma, até o de liderar uma equipe, pensar em produtos e estar sempre inovando”.

A história de Socorro se assemelha à de mulheres como Natália Beatriz, de 30 anos. Em 2020, depois que a filha recém-nascida foi diagnosticada com alergia a leite e a ovo, ela teve de buscar uma alternativa para complementar a renda da família e, ao mesmo tempo, cuidar da pequena de casa. Daí, surgiu a Nabrê Picolés, empresa caseira criada junto ao marido.

Em apenas cinco anos, fabricando picolés por encomenda, o negócio tornou-se a principal fonte de receita do casal. “Minha mãe é confeiteira e minha tia sempre fez dindim, então era algo que eu me sentia muito familiarizada. Mas, como minha filha tem alergia, optei pelo picolé, que eu amo de paixão”, conta Natália. “Participar do Mulheres que Inspiram é uma oportunidade de aprender. Desde a primeira edição, sempre me inspirei muito e me tornei mais forte, mais resistente aos desafios”.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright