Transformação Digital: FIEC ganha prêmio por Automação de Processos com Inteligência Artificial
O Sistema FIEC conquistou, por meio da Transformação Digital, o Prêmio BotCity de Destaque do Ano em Eficiência Operacional com IA. A Gerência de Planejamento (GEPLA) representou a instituição na cerimônia de premiação, realizada em São Paulo, na última quinta-feira (25/09), durante o BotCity AI & Automation Summit 2025.
A premiação da BotCity — empresa referência no segmento de desenvolvimento de softwares para automação — celebra a excelência de projetos que aplicam automação e inteligência artificial para transformar processos organizacionais. A iniciativa valoriza cases que impactam diretamente a eficiência, a segurança e a inovação dentro das empresas, destacando instituições que se tornam modelos para o mercado.
Para a Superintendente do IEL Ceará e Líder da Transformação Digital, Dana Nunes, o prêmio é motivo de muito orgulho para todas as equipes envolvidas, além de trazer a certeza de que a TD está no caminho certo. "São cinco anos de uma jornada desafiadora, que hoje alcança um nível de excelência reconhecido com premiações. Chegar a esse patamar só foi possível graças à dedicação dos nossos próprios colaboradores, que se qualificaram e se especializaram para utilizar as melhores ferramentas. Além disso, a liderança do Presidente Ricardo Cavalcante contribui decisivamente para que estejamos aqui hoje comemorando essa conquista. Todo o time está de parabéns", avaliou.
Presente no palco do evento, a Gerente de Planejamento, Débora Capistrano, destacou o trabalho de excelência da TD, cujas entregas têm garantido mais agilidade, segurança e integração aos processos de todas as áreas do Sistema FIEC, bem como a forma de atuação da área de Planejamento no universo da Qualidade e Automação de Processos. “Esse prêmio nos enche de orgulho e felicidade pelo trabalho realizado. Agradeço ao Presidente do Sistema FIEC, Ricardo Cavalcante, à Dana Nunes, Superintendente IEL e Líder da TD, e ao Paulo André Holanda, Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, pelo apoio e confiança. Estendo minha gratidão à equipe de Planejamento pela parceria contínua e a todos os gestores e colaboradores que estão sempre prontos a receber atualizações e melhorias nos fluxos processuais”, afirmou.
A GEPLA iniciou a automação de processos no Sistema FIEC em 2020, como parte da estratégia de Transformação Digital. O primeiro passo foi a adoção do BPMS (Business Process Management Suite), integrado ao mapeamento BPMN (Business Process Model and Notation), para automatizar processos de negócio. O resultado foi um case de sucesso: em apenas três meses, foram automatizados 70 processos. Nos anos seguintes, houve um avanço com a criação do CoE — Centro de Excelência em RPA (Robotic Process Automation), que possibilitou a execução de tarefas repetitivas por bots (robôs), liberando os colaboradores para se concentrarem em atividades mais analíticas e estratégicas.
Atualmente, o foco está na hiperautomação, que combina automação de processos, RPA e inteligência artificial para integrar fluxos mais complexos, garantindo automação de ponta a ponta. Essa abordagem facilita a tomada de decisão, gera resultados em escala e potencializa a eficiência por meio de uma automação verdadeiramente inteligente.
Além da FIEC, grandes indústrias como Bayer, Andrade Gutierrez e LG também foram reconhecidas em outras categorias, todas voltadas para a aceleração de resultados por meio da automação inteligente. O BotCity AI & Automation Summit 2025 contou ainda com uma programação de palestras sobre Automação de Processos, Hiperautomação e APA (Automação de Processos Agênticos), que abrange o uso da Inteligência Artificial aplicada à automação.