IEL Ceará inicia ciclo de Congressos de Orientação de Carreira nas Escolas SESI SENAI
Com uma proposta inovadora, que aproxima as escolhas da vida profissional ao universo dos games, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) iniciou nesta terça-feira (30/09) mais um ciclo de Congressos de Orientação de Carreira, nas Escolas SESI SENAI. Essa jornada marca a culminância do projeto de Orientação de Carreira, que teve início no mês de junho com os alunos do 1º ano do Ensino Médio. A primeira escola contemplada com a ação foi a do Centro e até o final de outubro serão mais quatro congressos nas escolas de Maracanaú, Barra do Ceará, Juazeiro do Norte e Sobral, beneficiando cerca de 560 alunos.
Neste ano, o congresso foi inspirado no jogo Minecraft e recebeu o nome “Blocos do Futuro: Escolhas que constroem Carreira”, apresentando três grandes temas, chamados de blocos — autoconhecimento, autoresponsabilidade e carreira —, todos trabalhados de forma leve, interativa e divertida. “Assim como no Minecraft, em que cada jogador constrói mundos a partir de blocos escolhidos com estratégia e criatividade, a carreira também é construída pelas decisões que tomamos ao longo da vida”, justifica Alina Sales, psicóloga coordenadora do projeto.
O primeiro bloco, Autoconhecimento, destacou a importância de os estudantes compreenderem seus talentos e valores, reforçando que, assim como no jogo, usar o “bloco errado” pode tornar a construção frágil. No segundo, Autoresponsabilidade, os jovens foram incentivados a reconhecer que são protagonistas de suas escolhas e que o futuro é consequência das decisões tomadas hoje. Já o terceiro, Carreira, apresentou a ideia de que o caminho profissional não se resume à escolha de uma profissão, mas de um projeto de vida, em que criatividade e estratégia são indispensáveis — tal como no Minecraft, que alterna modos criativo e de sobrevivência.
“A ideia do congresso é reunir todos os alunos e reforçar esse aprendizado de maneira lúdica. Cada palestra trouxe uma mensagem-chave conectada à lógica do jogo, em que o jogador constrói cenários a partir de suas escolhas, fazendo uma metáfora para a construção da trajetória pessoal e profissional de cada estudante. Precisamos falar com os jovens na linguagem deles. Percebemos nas nossas visitas às salas de aula que muitos jogam Minecraft. A conexão com o jogo surgiu justamente porque é algo que eles gostam e entendem. Assim como no Minecraft, a carreira também é construída bloco a bloco, com escolhas que fazem toda a diferença”, destacou.
Ela acrescenta que o congresso consolida um trabalho iniciado em sala de aula com a aplicação da Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP), realizada pelas psicólogas. Após a aplicação da escala, foram feitas devolutivas individuais para cada participante e a aplicação do jogo Critérios para Escolhas Profissionais, uma atividade interativa que incentiva a reflexão sobre os caminhos profissionais e o amadurecimento necessário para essa decisão. Os resultados da EMEP indicaram que o trabalho deveria desenvolver, especialmente, autoconhecimento e autorresponsabilidade.
Uma das psicólogas que fez apresentação no Congresso, Darlene Castro, reforçou a importância do evento como espaço de reflexão. “Queríamos solidificar tudo o que eles já aprenderam sobre autoconhecimento, responsabilidade nas escolhas e carreira. Não é para sair daqui com uma profissão definida, mas com dúvidas mais claras e insights que ajudem a amadurecer esse processo. Quando eu estudava, não existia nada parecido, só aqueles testes vocacionais simplistas. Hoje, eles têm a chance de se conhecer de verdade e fazer escolhas mais sustentáveis para o futuro”, frisou.
Os participantes do Congresso na Escola SESI SENAI Centro aprovaram o formato do evento. Para Asafe Pereira, do 1º ano DSC, o congresso ajudou a enxergar a carreira com mais independência. “Por muito tempo achei que deveria seguir a profissão escolhida pela minha família. Aqui percebi que depende só de mim construir meu futuro. Vou sair renovado, refletindo muito sobre minhas escolhas. Entendi que não dá para esperar as coisas caírem do céu, a gente tem que ser o jogador principal da nossa vida”, disse.
Já Letícia Braga destacou a importância da linguagem adotada no evento. “Achei incrível a conexão com o Minecraft. Nunca tinha pensado na minha carreira desse jeito. Nós, jovens, gostamos de interação, e isso nos prende muito mais à proposta. Achei muito legal essa comparação com o jogo, porque faz a gente perceber que cada decisão, por menor que pareça, pode mudar o futuro. Eu já tinha uma ideia do que quero ser, mas hoje saio mais consciente do meu caminho”, opinou.
O supervisor pedagógico da escola, Eurivan França, afirmou que a parceria com o IEL Ceará tem proporcionado muitos resultados positivos. “Esse projeto foi um divisor de águas. Hoje, os alunos têm mais autonomia e clareza sobre o que desejam. Essa iniciativa é fundamental para o desenvolvimento deles, especialmente a questão do autoconhecimento. O trabalho com as psicólogas trouxe assertividade e vemos a diferença até no preparo para o Enem. A Escola SESI SENAI é a única do Ceará com um programa tão bem estruturado e efetivo, e isso é um grande diferencial”, pontuou.
O projeto de Orientação de Carreira do IEL Ceará tem o objetivo de facilitar a escolha profissional por meio do desenvolvimento de conhecimentos e atitudes que promovam a maturidade necessária à tomada de decisão. A gerente de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro, destacou que o projeto de Orientação de Carreira tem evoluído ano a ano, já tendo impactado, desde 2021, cerca de 1.500 adolescentes.
“Nosso projeto é referência e serviu de base para o IEL Nacional criar um projeto semelhante. Trabalhamos para que os jovens compreendam quem querem ser, o que desejam fazer e como podem contribuir para a sociedade. E isso exige competências como liderança, negociação e tomada de decisão. O IEL Ceará tem esse compromisso de ajudar os estudantes a se prepararem de forma consciente para o futuro. Nosso objetivo é despertar nos estudantes a consciência de que carreira não é apenas profissão, é caminho de vida. É fundamental que eles entendam o papel do autoconhecimento e da responsabilidade individual para construir um futuro sólido”, explicou.