Assessor Econômico da FIEC palestra sobre os desafios da Inteligência Artificial no maior evento de Economia do Brasil
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) estará presente no XXVI Congresso Brasileiro de Economia (CBE), o mais tradicional encontro de debates econômicos do país, que ocorre em Porto Alegre-RS, entre os dias 6 e 10 de outubro. Na quinta-feira (09/10), às 10h45min, o Assessor Econômico da FIEC, Lauro Chaves, participará do painel “Desafios e Oportunidades para o Economista no Mundo da Inteligência Artificial”, ao lado de outros especialistas que aprofundarão as discussões sobre o tema. O evento é promovido pelo Conselho Federal de Economia (COFECON), em parceria com os Conselhos Regionais de Economia (CORECONs).
Lauro Chaves é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), PhD em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona e pós-doutorando em Estratégia na University of Massachusetts. Também já presidiu o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), o CORECON e a Academia Cearense de Economia, além de ter atuado como Conselheiro Federal de Economia.
Ao abordar sua participação no CBE 2025, o economista destaca que a inteligência artificial deve ser compreendida como aliada da profissão, e não como substituta. “A inteligência artificial não toma o lugar do economista, porém o economista que usa a inteligência artificial vai provavelmente tomar o lugar do economista que não usa”, afirma.
Entre os impactos mais imediatos, ele cita a modelagem preditiva, que permite projeções mais robustas sobre PIB, inflação, mercado de trabalho e outros indicadores. “A IA possibilita não só uma captura maior de variáveis, como também simulações mais avançadas em relação aos modelos anteriores”, explica. Apesar disso, reforça que o olhar humano segue essencial. “Sempre o economista vai ter que fazer uma análise crítica desses dados gerados, interpretar e sintetizar resultados. O papel humano é auxiliado pela IA e não substituído”, conclui.
Sobre o XXVI Congresso Brasileiro de Economia
De 6 a 10 de outubro, o Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre, será palco de um grande encontro de ideias, reunindo cerca de 50 especialistas em palestras, painéis e mesas de debate. Um espaço plural de reflexão para pensar o presente e projetar o futuro da economia brasileira.
O Congresso Brasileiro de Economia vai além das reflexões sobre Inteligência Artificial. A programação abrange alguns dos maiores desafios e oportunidades do cenário atual: reforma tributária, mudanças climáticas, comércio internacional, agronegócio, inovação, economia comportamental, desigualdades regionais, crescimento econômico, educação financeira e desenvolvimento sustentável.