Gerentes do SENAI Ceará chegam à WorldSkills em Brasília para acompanhar os competidores
Neste sábado (27/09), último dia de competições em Brasília (DF), os gerentes de unidades do SENAI Ceará chegaram ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães para reforçar o apoio e acompanhar de perto o desempenho dos competidores cearenses na etapa nacional da WorldSkills, a maior competição profissional do mundo.
Recebidos pela Gerente de Educação SENAI Ceará, Sônia Parente, os gestores: Alcilane Mota (Centro), Dennes Landim (Barra do Ceará), Elson Mesquita (Sobral), Enzo Rissi (Parangaba), João Giffoni (Maracanaú) e Maurício Barreira (Juazeiro do Norte) visitaram todas as ocupações profissionais presentes nesta etapa da WS2025.
“A nossa participação na WorldSkills é um mérito das escolas, de todo o trabalho que a gente está realizando, principalmente nos últimos dois anos. Começa com os jovens que confiaram no trabalho do SENAI, passando pelos gerentes, a coordenação pedagógica, os analistas, colegas do administrativo, da comunicação e de toda a Unidade de Educação. Ver os alunos competindo é emocionante, assim como ver a trajetória que o SENAI Ceará tem trilhado”, disse Sônia Parente.
“Agradeço ao Presidente da FIEC, Dr. Ricardo Cavalcante, e ao nosso Diretor Regional do SENAI Ceará, Dr. Paulo André Holanda, pela confiança no nosso trabalho, pois os frutos virão e nós estamos trabalhando muito para isso. Agradeço também à luta dos nossos profissionais, como o Marcos Paulo [Delegado Técnico], Anderson Monte [Delegado Adjunto], Alexandre Benício [Chefe de Equpe], e de todos os que estão nos bastidores, fazendo tudo isso acontecer”, completa.
Para Alcilane Mota, que gerencia a unidade representada nas ocupações de #08 Desenvolvimento de Aplicativos, #12 Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, #50 Arte Digital 3D para Jogos, #54 Segurança Cibernética e #58 Construção Digital BIM, o sentimento de ver a competição, em Brasília, é muito gratificante.
“É o sentimento de um processo educacional completo. Quando nos propusemos a participar, sabíamos que teríamos muitos desafios. Para todos nós que estamos no dia a dia com eles, é muito gratificante porque, através do processo de ensino, a gente começa a observar nos nossos alunos o amadurecimento pessoal e profissional. Nós não ensinamos apenas a parte técnica, mas também ensinamos esses alunos a serem pessoas e profissionais melhores, através da arte educacional”, disse, emocionada.
Maurício Barreira, que gerencia a unidade representada pela ocupação #09 Soluções em Software para Negócios, cujo competidor é o Eduardo Roberto Pereira - que mostramos numa matéria especial (clique aqui) -, compartilha do sentimento de orgulho em ver que a dedicação dos competidores cearenses está dando frutos.
“É motivo de muita satisfação ver que o esforço que nós realizamos, junto com a Unidade de Educação do SENAI (Uned), com a Diretoria Regional acolhendo esse projeto, se reverte neste resultado fantástico. O Eduardo está entre os finalistas e isto é motivo de orgulho, demonstrando o quanto o nosso povo cearense é competente”, comentou ele.
Enzo Rissi, gerente da unidade representada na WS2025 pela ocupação #31 Tecnologia da Moda, com duas competidoras, fala da importância dos jovens estarem num evento tão relevante como este.
“Nós estamos com duas representantes: a Vilene, que já participou na edição anterior, e está novamente aqui, pelo resultado que teve, como 1º lugar nacional no SAEP; e a Gabrielle, que foi selecionada na etapa estadual. São poucas as escolas que conseguem isso. Estamos muito felizes com a entrega delas e já pensando no futuro, com possibilidade de medalha”, disse
Neste domingo, ocorre a cerimônia de premiação nacional da WorldSkills Brasil. Os melhores vão representar o nosso país em Xangai, na China, em 2026. Como já noticiamos aqui, o Ceará está em Brasília nesta última etapa com 9 competidores em 7 ocupações profissionais diferentes.
Sobre a etapa final da WorldSkills Brasil
A fase nacional da WorldSkills Brasil está na reta final. Em Brasília, jovens de 17 a 23 anos competem em 16 ocupações: Robótica Móvel Autônoma; Tecnologia da Moda; Desenvolvimento de Aplicativos Móveis; Sistemas de Refrigeração; Revestimentos Cerâmicos; Eletrônica; Controle Industrial; Tecnologia em Design Gráfico; Arte Digital 3D para Jogos; Segurança Cibernética; Tecnologia da Água; Manufatura Aditiva; Construção Digital – BIM; Tecnologia em Design Industrial; Tecnologia Optoeletrônica; Integração de Sistemas Robóticos. Os competidores estão representando 19 estados brasileiros.
Ao todo, 374 jovens participaram da competição, em 46 ocupações. A WorldSkills reúne 89 países, e o Brasil está entre os três primeiros no ranking mundial há quatro edições consecutivas. Além disso, o Brasil aumenta o número de competidores e melhora a colocação no quadro de medalhas a cada edição. Em 20 participações, o país já conquistou 130 medalhas, consolidando-se como uma referência global em educação profissional de qualidade.
(Fotos: Richell Martins/SESI SENAI Ceará)