telefone(85) 4009.6300

FIEC recebe Sessão Plenária Itinerante de Vogais da Junta Comercial do Estado do Ceará na Casa da Indústria

03/07/2025 - 14h07

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) sediou nesta quinta-feira (03/07), na Casa da Indústria, a Sessão Plenária Itinerante de Vogais da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). O encontro teve como objetivo o fortalecimento do papel do colegiado nas decisões estratégicas e dos laços de compromisso com o setor industrial cearense.

Antes da plenária, o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, recebeu o Presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, para boas-vindas institucionais, além de reforçar a importância da constante cooperação entre os setores público e privado.

Eduardo Jereissati conduziu as deliberações em pauta na reunião dos vogais. O gestor da autarquia estadual destacou a relevância do projeto das sessões plenárias itinerantes, iniciado no ano passado, como forma de aproximar o colegiado das entidades representativas da economia cearense. "Essas plenárias são um projeto muito importante que nós iniciamos no ano passado. E a FIEC, como uma parceira de primeira ordem, é muito importante a gente estar aqui, tendo a oportunidade de trocar experiências entre as entidades", afirmou.

Segundo Jereissati, o ambiente proporcionado pela Casa da Indústria permite debates qualificados sobre temas que impactam diretamente o funcionamento das empresas no Estado, especialmente as do setor industrial. “A FIEC é uma entidade tão representativa, que a gente pode debater os temas que são de interesse de todas as empresas mercantis do Estado, em especial da indústria, e também trocar experiências entre essas entidades”, acrescentou.

O Presidente da Jucec ressaltou ainda a composição plural do colegiado da Junta Comercial, formado por 17 vogais representantes de diversos segmentos. "A FIEC é uma parceira muito importante desse nosso vocalato e tem assento nesse colegiado, contribuindo com uma visão estratégica e alinhada ao desenvolvimento industrial do Ceará".

Durante a plenária, foram discutidas inovações recentes no âmbito da Jucec, como a implantação da autenticação em dois fatores para assinaturas digitais, medida que reforça a segurança jurídica nos processos eletrônicos. Também foram apresentados avanços da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que integra órgãos licenciadores em uma plataforma digital unificada.

Encerrando o encontro, o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro, destacou a importância da aproximação entre a Junta Comercial e a Federação, ressaltando o valor das parcerias institucionais e o impacto positivo da Jucec na economia do Estado. “Ao presidente Eduardo e a todo o colegiado da Jucec, a nossa mensagem é: sintam-se em casa. Estamos sempre de portas abertas. Espero que esta seja a primeira de muitas reuniões realizadas aqui. Essa iniciativa de promover encontros itinerantes é extremamente relevante, pois permite que mais pessoas compreendam como a Jucec atua, sempre de forma eficiente e resolutiva, com uma contribuição de enorme importância para o desenvolvimento econômico do Ceará".

A Sessão Plenária Itinerante de Vogais da Jucec foi realizada com as presenças de: Clara Germana Campos, Vogal Titular da Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE); Vicente Ferrer, Vogal titular do Conselho Regional de Economia (CORECON); Natália Brandão, Vogal titular da FIEC; Emílio de Moraes, Vogal suplente da FIEC; Antonio Guimarães, Vogal titular da Associação Comercial do Ceará (ACC); Eugenio Paceli, Vogal titular da Associação dos Micro e Pequenos Empresários de Fortaleza (AMPEFORT); Marcus Parente, Vogal titular da Associação Comercial e Empresarial do Crato (ACEC); Leonardo Ramalho, Vogal titular da Organização das Cooperativas do Ceará (OCB-CE); João Lucas Arcanjo; procurador autárquico da Jucec; Lenira Seraine, secretária-geral do Colegiado de Vogais; Humberto Cavalcante, procurador-chefe da Jucec; Laura Avelino, Gerência de Execução Operacional (GEXOP) da Jucec; Édson Portela, Vogal suplente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Ceará (OAB-CE); Ricardo Lopes, Vogal titular da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Ceará (FCDL); Gilvando de Figueiredo, Vogal Titular da OAB-CE; Benoni Vieira, Vogal titular da Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE); e Edgar Ximenes, Vogal titular do Governo do Estado do Ceará.

Também estiveram entre os presentes na sessão plenária o Superintendente das Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; o Gerente de Auditoria Interna da FIEC, Hélio Soares; e o Coordenador Jurídico da FIEC, Renato Arruda; a Gerente da Gerência Jurídica da FIEC, Natali Camarão; além de representantes de sindicatos associados à Federação e colaboradores de gerências do Sistema FIEC.

Para Lenira Seraine, Diretora de Análise Técnica em Registro Mercantil (DIREM) da Jucec e Secretária-geral do Colegiado de Vogais, a realização da plenária na Casa da Indústria reforça o espírito de cooperação entre as instituições. "A FIEC sempre foi uma parceira da Junta Comercial, e esse intercâmbio fortalece os laços de amizade e conhecimento entre as equipes. As plenárias itinerantes são muito importantes porque nos permitem conhecer de perto o funcionamento tanto da FIEC quanto da própria Junta, promovendo um desenvolvimento mútuo por meio dessa troca de informações".

Vicente Ferrer, Secretário Executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e membro do Conselho Regional de Economia do Ceará (CORECON-CE), enfatizou o sucesso na implementação do modelo itinerante das plenárias. "Esse projeto, capitaneado pelo presidente Eduardo Jereissati, de realizar as sessões em cada uma das instituições representadas pelos vogais, é extremamente importante porque aproxima os órgãos e fortalece a articulação institucional. Hoje, na FIEC, ficou evidente como é valioso esse espaço de escuta e colaboração mútua: a Federação pode apresentar suas dificuldades diretamente à Junta, que por sua vez também ouve os demais órgãos representados. Com isso, conseguimos identificar e solucionar gargalos, promovendo maior eficiência nos processos", avaliou.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright