IEL Ceará, em parceria com o Sebrae, impulsiona inovação do Cariri com novas soluções tecnológicas
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com o Sebrae/CE, realizou na terça-feira (01/06), em Juazeiro do Norte, o evento Checkpoint de Inovação. A iniciativa teve como objetivo apresentar projetos gerados a partir do programa PDI On Demand, compartilhar experiências e aproximar o Instituto do ecossistema local. O encontro aconteceu no SebraeLab, reunindo empresários, representantes de instituições e lideranças do setor produtivo para um balanço das atividades desenvolvidas até agora e uma avaliação dos aprendizados, avanços, desafios e próximos passos.
O especialista de inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, explica que o PDI On Demand começou a ser desenvolvido nas empresas do Cariri em outubro do ano passado e desde então várias ações foram realizadas, como consultorias, capacitações, imersão no ecossistema e viagens de benchmarking em Pernambuco e Rio de Janeiro, além do compartilhamento de recursos humanos para o desenvolvimento de projetos de inovação. O programa visa identificar desafios das empresas e, a partir daí, estruturar projetos de pesquisa aplicada com o objetivo de solucioná-los, gerando conhecimento e inovação.
A programação do Checkpoint de Inovação contou com um momento para aprofundar a discussão sobre a importância da Gestão da Inovação em estratégias de PD&I, apresentação de startups e das oportunidades de captação de recursos, evidenciando o impacto do programa na geração de conexões e no fortalecimento do ambiente de negócios.
“O que estamos vivenciando aqui no Cariri é a prova de que a inovação pode, sim, nascer e crescer no interior do estado. Estamos criando um ambiente favorável para que as empresas se conectem, desenvolvam tecnologia e levem soluções reais para o mercado”, destacou o especialista em inovação do IEL Ceará.
Case de sucesso
Um dos pontos altos do evento foi a apresentação do case da Ortho Movi, empresa do segmento de calçados ortopédicos sob medida, liderada pelo empresário Paulo Beltrão. Ao unir tecnologia, design e inclusão social, a empresa é uma das participantes do programa PDI On Demand e vem se destacando com o desenvolvimento de um processo inovador que a prepara para crescer e melhorar a experiência de seus clientes.
Segundo Paulo Beltrão, a Ortho Movi nasceu da necessidade concreta de pais, fisioterapeutas e ortopedistas em encontrar calçados adequados para crianças com necessidades motoras específicas. O negócio tem o propósito de promover qualidade de vida e inclusão por meio da tecnologia e da ergonomia. “Criamos a empresa unindo conhecimentos técnicos e específicos para oferecer calçados ortopédicos funcionais, confortáveis e com estilo, sempre respeitando as particularidades de cada criança”, explica o fundador da Ortho Movi. Mais do que um produto sob medida, a proposta da marca é proporcionar conforto, equilíbrio e inclusão social para crianças que precisam de calçados especiais.
A participação no PDI On Demand foi um marco na trajetória da empresa. “Mais do que apoio técnico, foi uma experiência de transformação, que permitiu consolidar processos de inovação, desenvolver um aplicativo e entender melhor um planejamento de marketing”, destaca o empresário. Durante o programa, a Ortho Movi recebeu suporte em dois grandes desafios que enfrentava: o primeiro foi o desenvolvimento de uma tecnologia que promete elevar o processo de fabricação dos calçados, permitindo o envio das informações para fabricação do calçado de maneira digitalizada, utilizando Inteligência Artificial (IA) e visão computacional. Atualmente, essa tecnologia está em fase de aprimoramento e desenvolvimento da prova de conceito (POC).
O empresário explica que como o calçado é produzido de acordo com as medidas da órtese utilizada pela criança, a coleta dessas informações era, até então, um obstáculo. Com a nova tecnologia, a família poderá fotografar o pé da criança calçado com a órtese nas posições indicadas e, automaticamente, o sistema fará as devidas medições, garantindo mais precisão e agilidade no processo.
“Nosso tênis é feito conforme as medidas da órtese e um grande desafio é receber essas informações de forma clara e correta. Para isso estamos desenvolvendo um aplicativo, onde a mãe irá fotografar o pé calçado com a órtese nas posições indicadas e a tecnologia irá fazer as devidas medidas”, justificou.
Outra frente de apoio foi o planejamento de marketing, elaborado com o suporte de uma agência de publicidade. A iniciativa proporcionou uma visão mais estratégica de posicionamento e comunicação, essencial para o fortalecimento da marca no mercado.
Entre os principais aprendizados, o fundador da Ortho Movi destaca a compreensão de que inovação não é um processo isolado. “Aprendemos a olhar para a inovação de forma mais estruturada, entendendo que é possível unir propósito e processos. Ficou claro que, para vencer desafios, é necessário conhecimento interno e externo, Estamos saindo desse projeto mais maduros para continuarmos a oferecer soluções que melhorem a qualidade de vida das crianças e de suas famílias”, afirma.
Com a experiência adquirida no programa, a empresa agora mira o futuro com mais confiança. “Saímos do PDI On Demand mais preparados para inovar, buscar novas formas de fomento e enfrentar desafios com segurança. A experiência nos deu ferramentas para crescer com mais consistência e visão mercadológica”, conclui o empreendedor.