IEL Ceará desenvolve cerca de 350 líderes no primeiro semestre de 2025 e consolida fidelização de empresas
O mundo dos negócios é dinâmico, competitivo e desafiador. Nesse cenário, o verdadeiro diferencial das empresas está nas pessoas — mais especificamente, na capacidade de formar líderes preparados para conduzir equipes, inspirar mudanças e gerar resultados sustentáveis. É com esse compromisso que o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) avança cada vez mais com o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), uma iniciativa estratégica voltada para o fortalecimento das lideranças empresariais no Estado. No primeiro semestre de 2025, o programa ganhou mais força e reconhecimento no mercado. Nesse período, o PDL desenvolveu cerca de 350 líderes em 19 turmas, atendendo diretamente 11 empresas, das quais duas já são clientes recorrentes, reforçando o alto índice de satisfação com a metodologia.
Desde sua criação em 2022, o PDL já impactou quase 2 mil líderes de 40 empresas cearenses, consolidando-se como uma das iniciativas mais bem-sucedidas do IEL Ceará para o fortalecimento das lideranças no ambiente corporativo. O impacto do programa é tão positivo que muitos clientes contratam o IEL Ceará novamente para a realização de mais turmas.
É o caso da indústria de eletrodomésticos Mallory. Na empresa, o PDL vem aprofundando o desenvolvimento de competências em líderes de todos os níveis hierárquicos, desde o chão de fábrica até a diretoria. Para a coordenadora de Gente e Gestão da Mallory, Sheila Diniz, a parceria com o IEL Ceará tem sido fundamental para o aprimoramento da empresa. "A primeira edição do PDL foi muito positiva, com facilitadores incríveis que possuem vivência na indústria, o que facilita a compreensão da nossa realidade. Percebemos avanços reais na postura e na escuta dos líderes, maior abertura ao diálogo e mais empatia”, avalia.
Sheila também ressalta o impacto do programa na cultura da empresa. "O PDL tem sido uma ferramenta estruturante para consolidar uma liderança mais humana, conectada e alinhada aos nossos valores. Acreditamos que a competência mais desenvolvida foi a comunicação, com líderes demonstrando escuta mais ativa e empática, além de mais coragem para conversas difíceis”, acrescenta a coordenadora.
Na avaliação de Danielly Viana, gerente de Vendas e Pós Vendas, a participação no PDL tem tido um impacto positivo. "Foi uma experiência muito rica de conhecimentos e aprendizados práticos. Os instrutores são muito capacitados e atualizados. O PDL nos ajuda a solidificar nossa cultura e valores com técnicas atuais, além de trazer mais segurança psicológica para lidar com os problemas”, disse.
Já Thiago Ribeiro, gerente de Comércio Exterior, destaca o impacto no seu desenvolvimento. "Minha experiência foi muito positiva. O programa agrega bastante em nosso crescimento pessoal e profissional, fortalecendo os laços entre líderes de todas as áreas. Acredito que investir em liderança é investir no futuro da empresa”, opinou.
Gustavo Ribeiro, diretor industrial da Mallory, enfatiza os resultados práticos do programa. "O fortalecimento das nossas lideranças é fundamental para o sucesso da Mallory. A qualidade do material, das instalações e, principalmente, dos instrutores foi unânime. Percebemos na prática a mudança de alguns comportamentos e ações, mostrando o impacto positivo do programa. A principal transformação está na colaboração e no ambiente organizacional”, sublinhou.
Atualmente, cerca de 50 colaboradores da empresa participam dos módulos do programa, focados em temas cruciais para a liderança, como gestão do tempo, produtividade, inovação, diversidade e inteligência emocional. O módulo sobre diversidade e inclusão, por exemplo, foi aplicado de forma unificada para líderes, supervisores, diretores, coordenadores e gerentes, tanto presencialmente, em Maracanaú, quanto on-line para colaboradores em outras localidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
O facilitador Isac Buenos, responsável pelo módulo "Gestão de pessoas: lidando com a diversidade, inclusão e diferentes gestões", explica que utiliza ferramentas lúdicas para promover o conhecimento. "Trago jogos, cases e atividades de participação em grupo para facilitar a compreensão de temas como preconceito, que muitas vezes tem raízes históricas e são aprendidos inconscientemente. Busco criar um ambiente onde os participantes possam absorver o conhecimento da melhor forma, de maneira acessível”, explicou.
Resultados que impactam o presente e constroem o futuro
De acordo com a especialista de Educação e Carreiras do IEL Ceará responsável pelo programa, Sandra Guimarães, a evolução ao longo dos anos tem sido notável, tanto na qualidade da entrega quanto na percepção do mercado. "Somos sempre recomendados pelos nossos clientes para novas empresas e recebemos muitos feedbacks positivos sobre mudanças de comportamento nas lideranças, o que gera impactos diretos no clima organizacional e nos resultados das companhias", destaca.
O PDL do IEL Ceará é concebido sob medida para cada organização, com conteúdos especializados definidos a partir de um diagnóstico prévio das necessidades da empresa. Para Sandra, o sucesso e a fidelização dos clientes estão diretamente ligados ao formato totalmente customizado do programa. "Nosso maior diferencial é desenvolver um conteúdo alinhado às necessidades reais de cada empresa. Realizamos diversos momentos de briefing e trazemos facilitadores renomados, especialistas em suas áreas, com perfis diversos. Cada um complementa a formação com suas ferramentas e conhecimento específico, o que garante ao participante uma experiência rica e alinhada às demandas do mercado”, explica.
Outro ponto destacado pela especialista é a gestão completa realizada pelo IEL Ceará, desde o planejamento até a execução do programa, garantindo uma trilha de aprendizagem estruturada, com evolução contínua a cada módulo. "Prezamos muito pela qualidade, pelo bom atendimento e acolhimento. Utilizamos conteúdos atualizados e aplicáveis à rotina dos líderes e o participante é sempre protagonista, trazendo situações reais para serem trabalhadas em sala", completa.
As perspectivas para o segundo semestre de 2025 são igualmente positivas. Segundo Sandra, já estão previstas sete novas turmas, além da contínua captação de novos clientes interessados em investir no desenvolvimento de suas lideranças.
Para a gerente da área de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro, o PDL tornou-se referência no fortalecimento da cultura de liderança nas organizações, contribuindo para ambientes de trabalho mais produtivos, inovadores e humanizados. “Com resultados concretos e foco na personalização, o PDL desenvolve competências técnicas e comportamentais fundamentais para os desafios do mercado atual. Por meio de uma metodologia inovadora, conteúdos alinhados às tendências globais e a facilitação de grandes especialistas, o IEL Ceará contribui diretamente para a formação de líderes mais preparados, conscientes e alinhados aos objetivos estratégicos de suas organizações”, ressalta.