telefone(85) 4009.6300

Parceria entre Sistema FIEC e Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) é fortalecida em encontro com a presença de Yuri Ramos, diretor do ILP/MIT

02/07/2025 - 15h06

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, nesta segunda-feira (30/06), na Casa da Indústria, o diretor do Programa de Ligação Industrial (ILP) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Yuri Ramos, para uma reunião estratégica com o objetivo de debater projetos e fortalecer a parceria entre o Sistema FIEC e uma das mais renomadas instituições acadêmicas do mundo. Há dois anos, o Sistema FIEC mantém uma parceria com o MIT que já resultou na idealização de 22 projetos e iniciativas conjuntas com o objetivo de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, fortalecendo a ponte entre academia e indústria para proporcionar avanços significativos para o setor industrial e a sociedade como um todo.

O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, participou da reunião e enfatizou o papel estratégico do conhecimento para o desenvolvimento do Ceará. “Estamos passando por transformações importantes na área digital, energética e industrial. Precisamos entender o melhor caminho a seguir e isso passa necessariamente por estar conectado com o que há de mais avançado no mundo. Temos um desafio grande, mas também uma oportunidade única de preparar o Ceará para o futuro”, destacou.

A reunião foi conduzida por Dana Nunes, Superintendente do IEL Ceará e Líder da Transformação Digital do Sistema FIEC, acompanhada de Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará. O encontro reuniu ainda representantes do SESI, SENAI, IEL e Observatório da Indústria que vêm atuando diretamente na construção de projetos com o apoio do MIT: Guilherme Muchale, Gerente do Observatório da Indústria, Veridiana Sales, Gerente da Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria (Unissin) do SESI Ceará, Margaret Lins, Gerente de Inovação e Pesquisa do IEL Ceará, Jamille Alencar, Gerente de Estratégia e Negócios do IEL Ceará, Walaci Fialho, Gerente de Operações e Negócios do SENAI, e Carlos Egberto Mesquita, Gerente do Instituto SESI SENAI de Tecnologia (ISST).

“Hoje foi um momento importante para avaliarmos os avanços que essa parceria já trouxe e identificar novas oportunidades. Além do MIT, existem outros stakeholders na região de Boston que podem colaborar com o avanço tecnológico do nosso Estado. A ideia é somar as expertises das casas SESI, SENAI, IEL e do Observatório da Indústria e transformar esse esforço conjunto em mais pujança para o Ceará e para as nossas empresas”, afirmou Dana Nunes.

Ela lembra que a parceria com o ILP do MIT foi iniciada há dois anos, após visita do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, à instituição americana. Desde então, o Sistema FIEC tem contado com o suporte técnico de especialistas do MIT em temas estratégicos como inteligência artificial, transformação digital e governança tecnológica. "A gente tem acesso quinzenal a diversos especialistas. Eles trazem um conhecimento que já está em prática lá na ponta e nos ajudam a entender como aplicar as melhores soluções aqui no Ceará, tanto dentro de casa quanto para os nossos parceiros e clientes”, complementou Dana.

O diretor do ILP, Yuri Ramos, reconheceu o pioneirismo do Ceará na aproximação com o MIT e ressaltou o papel estratégico da parceria. “O Ceará foi o primeiro estado brasileiro, enquanto Federação das Indústrias, a entrar no programa ILP. Isso é um desafio e uma oportunidade. Existe uma curva de aprendizado dos dois lados e esses dois anos foram fundamentais para a gente entender como o Sistema FIEC trabalha e para o Sistema FIEC entender como o MIT trabalha. E para cada Federação que entra em contato conosco, muito fruto do estímulo do Presidente Ricardo, a gente precisa entender essas realidades, porque porque cada Estado tem demandas e modus operandi diferentes. Não existe uma fórmula única”, explicou.

Paulo André Holanda reforçou o entusiasmo da equipe diante das iniciativas desenvolvidas até aqui e a importância de aprofundar as iniciativas. “Quando estivemos no MIT, há dois anos, muita gente se perguntava se daria certo. Mas o que estamos construindo mostra que, quando se tem confiança e visão de futuro, conseguimos romper barreiras e trazer o que há de mais avançado no mundo para dentro do nosso Estado”, afirmou.

Parceria Sistema FIEC - MIT

Atualmente, o Sistema FIEC mantém uma parceria com o MIT em que especialistas do instituto americano e equipes técnicas do SESI, SENAI, IEL e Observatório da Indústria cocriam e gerenciam projetos com potencial de aplicação prática no setor industrial cearense, além da realização de webinars, mentorias, intercâmbio de startups e produção de conhecimento com aplicação direta na indústria.

O portfólio inclui iniciativas em áreas como energia, saúde, segurança do trabalho, inteligência artificial, sustentabilidade e educação, desenvolvidas por equipes multidisciplinares do SESI, SENAI, IEL e Observatório da Indústria. Cerca de 30 profissionais estão diretamente envolvidos. “É inegável o reconhecimento mundial do MIT pela excelência acadêmica e pela capacidade de gerar inovação tecnológica. E o mais importante é que essa parceria já começa a trazer resultados concretos para o Ceará, com o desenvolvimento de projetos aplicados às necessidades das nossas empresas e da nossa indústria”, destaca Dana Nunes.

Entre os destaques estão mentorias com especialistas do MIT em temáticas estratégicas como bioengenharia, eficiência energética, plásticos sustentáveis, inteligência artificial e robótica. Além disso, o Sistema FIEC já realizou um programa internacional de educação executiva, com a participação de 45 líderes do setor industrial e acadêmico, além de webinars com especialistas do MIT, contribuindo para a disseminação do conhecimento e o fortalecimento da cultura de inovação no Estado.

Nos próximos meses, serão realizados webinars com a participação de pesquisadores renomados do MIT, como Fábio Duarte, do Senseable City Lab; Dr. John F. Carrier, do MIT Sloan School of Management; Olivier L. de Weck, do MIT Aero Astro; e Melissa Webster, também do MIT Sloan, que abordarão temas como análise de substâncias químicas, indústria 4.0, gestão estratégica e inteligência artificial generativa.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright