Projeto de Vida e Carreira, iniciativa do IEL Nacional em parceria com o SESI, promove visitas técnicas de estudantes da Escola SESI SENAI Parangaba a indústrias cearenses
Entre os dias 16 e 23/06, o projeto de Vida e Carreira - promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Nacional) em parceria com o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) - realizou mais uma etapa da fase piloto no Ceará. Os alunos do 1º ano do novo ensino médio da Escola SESI SENAI Parangaba visitaram indústrias cearenses para conhecer as profissões industriais e o processo produtivo de cada empresa. O objetivo era aproximar os jovens da realidade do mundo do trabalho e contribuir para uma escolha de carreira mais consciente.
Cinco indústrias receberam os alunos participantes do projeto. São elas: Mallory, Cimento Apodi, Lupo, Cobap e Beatriz Têxtil. Durante as visitas técnicas, os estudantes puderam conversar com profissionais de setores diversos e tirar dúvidas sobre as perspectivas de carreira dentro da indústria. A vivência, além de aproximar os jovens do mundo do trabalho, despertou o interesse por carreiras industriais e ampliou a visão sobre o setor.
Entre as visitas, a passagem pela Cobap, indústria de papelão ondulado, chamou a atenção dos alunos pela proposta sustentável e pelo profissionalismo da equipe. “Me senti muito feliz por conhecer uma indústria diferenciada. O processo de reutilização de papelão, desde a coleta até a separação por tamanhos e materiais, foi o que mais me chamou atenção, assim como o apoio da empresa para a capacitação dos profissionais visando a excelência em suas funções”, destacou Artur Zilmar, do 1º C. O estudante também aproveitou o momento para conversar com o engenheiro responsável pelas máquinas e reforçou sua decisão de seguir carreira como engenheiro mecatrônico. “Saí de lá ainda mais motivado a buscar uma carreira na área industrial”, completou.
O estudante Luiz Victor Almeida Dias, do 1º B, destacou a mudança de percepção sobre o ambiente industrial. “Foi uma experiência incrível. Eu achava que os setores de uma empresa eram muito isolados, mas percebi como todos precisam uns dos outros. Além disso, ver a boa relação entre os funcionários me surpreendeu. Muitas vezes ouvimos relatos negativos sobre o ambiente de trabalho, mas lá vi algo diferente, uma relação saudável e colaborativa”, afirmou.
Já para Ana Clara de Albuquerque, o impacto da visita foi ainda mais profundo. Impressionada com a organização e a dimensão da indústria Mallory, ela destacou a valorização dos profissionais e as oportunidades de crescimento. “O que mais me chamou atenção foram as linhas de montagem, o ritmo organizado e a forma como nos acolheram. Vi que é possível começar como estagiário e chegar a diretor. É uma empresa que vai além dos benefícios financeiros, tem valores e defende boas causas. Saí de lá querendo trabalhar na Mallory”, contou.
Durante a visita à unidade da Cimento Apodi, no Pecém, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer de perto os processos e a rotina de uma das maiores indústrias do setor no Estado. Para o coordenador de Segurança e Meio Ambiente da empresa, Munir Guarez Jr., a experiência foi inspiradora tanto para os estudantes quanto para os profissionais da empresa. Ele destaca que a iniciativa permite aos jovens compreender a importância de cada área — Segurança, Produção, Logística e Manutenção — para o sucesso das operações e para a construção de um ambiente de trabalho eficiente e seguro.
“Acreditamos no poder da educação, da vivência prática e do diálogo com a juventude para inspirar trajetórias profissionais e formar futuros talentos. Estamos orgulhosos em fazer parte dessa iniciativa e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens”, declarou.
Durante todo o percurso, os alunos foram acompanhados pelas psicólogas do projeto, que mediaram as conversas e estimularam reflexões profundas sobre o mercado de trabalho, contribuindo para que os jovens identificassem afinidades com diferentes profissões e compreendessem o papel social e técnico de cada uma.
A psicóloga coordenadora do projeto de Vida e Carreira no Ceará, Alina Sales, explicou que as visitas proporcionaram aos alunos um contato direto com ambientes produtivos das indústrias, aproximando-os do mundo real das empresas. Ela relatou que os jovens puderam observar como os conhecimentos teóricos se transformam em práticas e processos reais, conhecendo diversas áreas de atuação e entendendo a dinâmica do mercado de trabalho. “A ideia é que os alunos tenham uma experiência realmente vivencial, para sair do aprendizado teórico e para que eles realmente possam vivenciar a indústria como ela realmente é, com as possibilidades de trabalho e de crescimento profissional. Essa estratégia também é uma forma de modificar aquela percepção dos jovens de uma indústria ultrapassada, mostrando que a indústria hoje é diferente - é moderna, é tecnológica”, justificou.
Para o coordenador pedagógico da Escola SESI SENAI Parangaba, Luís André da Silva Araújo, que esteve presente em todas as visitas, a ação representa um passo essencial na formação dos estudantes. "Este tipo de vivência é um diferencial para os nossos alunos. O contato direto com os ambientes industriais, com os profissionais e suas trajetórias, amplia horizontes, inspira escolhas e fortalece o projeto de vida de cada um deles. Agradecemos imensamente ao IEL por toda a parceria e às empresas Mallory, Apodi, Cobap, Beatriz Têxtil e Lupo, assim como a cada profissional que, com generosidade, compartilhou seu tempo, sua história e seu conhecimento com os nossos jovens", disse.
A ação contempla também as diretrizes do Novo Ensino Médio, que propõe a integração entre a formação acadêmica e o mundo do trabalho, preparando os alunos não apenas para os desafios do ENEM, mas também para a vida profissional e cidadã.
O diretor da Escola SESI SENAI Parangaba, Paulo Roberto da Silva, destaca a importância do projeto no contexto da educação integrada. "Estamos vivendo um momento crucial, em que é essencial conectar os jovens à realidade do mundo do trabalho de forma sensível, realista e inspiradora. As visitas proporcionadas por este projeto funcionam como uma ponte entre a escola e a indústria, entre o conhecimento e a prática. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com uma educação alinhada ao futuro, às demandas do país e à formação de cidadãos preparados para transformar. Essa é uma das missões centrais da rede SESI de Educação", destacou.
A gerente da área de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro, lembra que antes das visitas os estudantes passaram pela aplicação com as psicólogas do projeto de uma escala que mede a maturidade para escolhas profissionais e por um ciclo de palestras. Ela ressalta que o projeto surgiu de uma iniciativa idealizada no Ceará e desenvolvida inicialmente na própria Escola SESI SENAI da Parangaba. Aos poucos, o projeto se expandiu para as demais unidades no Estado e, diante dos resultados positivos, passou a ser adotado em nível nacional. “Esse projeto é transformador e temos muito orgulho dos frutos que ele vem colhendo”, pontuou.
Após essa fase piloto, que está sendo realizada em cinco estados (CE, SC, GO, TO e ES), o projeto será expandido no segundo semestre para escolas da Rede SESI em todo o país, totalizando 24 escolas beneficiadas.