telefone(85) 4009.6300

IEL Ceará reforça atuação como ICT e aprova artigo científico em um dos mais relevantes congressos acadêmicos da América Latina

27/05/2025 - 13h05

Um artigo científico, produzido pelo time do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), foi aceito no XXI Congresso Latino-Iberoamericano da Gestão da Tecnologia (ALTEC) - um dos eventos acadêmicos mais relevantes da América Latina na área, promovido pela Associação ALTEC em colaboração com diversas instituições acadêmicas e de pesquisa líderes na região, como a Pontifícia Universidade Católica do Chile, a Universidade de Talca, a Universidade Alberto Hurtado e o Laboratório de Pesquisa em Inovação e Competitividade (LALICS). Intitulado “Ecossistemas locais de conhecimento e de negócios/inovação e as capacidades absortivas de indústrias de regiões de economia emergente”, o trabalho é fruto da atuação do IEL Ceará enquanto Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) e do projeto Indústria 360°, em parceria com o Sebrae. O artigo será apresentado durante o evento, agendado para o período de 30/09 a 03/10, que irá reunir em Santiago, no Chile, pesquisadores de vários países para compartilhar conhecimento e fortalecer redes científicas.

De acordo com a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, a aprovação do artigo no congresso é uma grande conquista para o Instituto. “Quando nos tornamos um ICT, a ideia era tornar o IEL um agente ativo na promoção da inovação com impacto direto na sociedade, buscando consolidar o Instituto como elo central na tríplice hélice da inovação. Então, a aprovação desse artigo num evento científico tão importante quanto o Congresso ALTEC representa a certeza de que estamos no caminho certo, gerando conhecimento para nortear políticas públicas a favor das nossas empresas. Parabenizo toda a equipe envolvida e desejo que essa conquista seja a primeira de muitas que virão num futuro muito próximo”, afirmou.

O artigo aprovado no Congresso ALTEC tem a autoria de Fernando Fanezi Niemeyer, Moésio da Costa Bastos, Jamille Alencar Pio, Arthur Pinheiro Lima, sob a orientação científica do professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Samuel Façanha Câmara. O estudo lança luz sobre um tema estratégico para o desenvolvimento econômico do Estado: a capacidade das indústrias cearenses de absorver tecnologia e aplicar conhecimento para inovar. O trabalho analisa como a intensidade de relacionamento com universidades, centros de pesquisa e outros atores do ecossistema de inovação influencia diretamente a maturidade das empresas industriais no Ceará.

“Esse primeiro artigo produzido no âmbito do ICT mostra nosso potencial de atuar junto às empresas, como já fazemos no dia a dia, e transformar isso em conhecimento científico reconhecido acadêmica e internacionalmente, nos consolidando como um agente efetivo no ecossistema de inovação fazendo a ponte entre a indústria e a academia. Em nome de todos os autores do estudo, agradeço imensamente o apoio que a instituição nos deu, especialmente a nossa superintendente, Dana Nunes, que é visionária e acredita na nossa missão como ICT, e também a nossa gerente de inovação, Margaret Lins, que oportunizou o apoio financeiro para a realização do estudo”, avalia a gerente de Estratégia e Negócios do IEL Ceará, Jamille Alencar.

Indústria 360°

O estudo é fruto do projeto Indústria 360°, realizado pelo IEL Ceará em parceria com o Sebrae, cujo objetivo é impulsionar a inovação em micro e pequenas indústrias cearenses. O head do Hub de Inovação do IEL Ceará, Moésio Bastos, explica que o artigo nasceu de uma pesquisa realizada pelo IEL Ceará, com apoio do IDESCO, dentro das ações previstas no projeto.

“Esse olhar de ir além da oferta de soluções foi possível porque o nosso time tem tido uma aproximação muito forte com a academia, não só em busca de soluções e pesquisas que possam contribuir com a indústria, mas também com a formação acadêmica em nível de mestrado e doutorado, o que desenvolve em nós uma postura mais investigativa e inquietante em relação às temáticas que vivenciamos no dia a dia do nosso trabalho. Ou seja, produzir ciência a partir da prática”, explicou.    

Segundo a gerente de Estratégia e Negócios do IEL Ceará, a atuação como ICT trouxe uma mudança de paradigma. “O estudo analisa fenômenos sociais inseridos no contexto econômico regional. Ele permite inferir aspectos estruturais da indústria local que vão muito além da particularidade de uma empresa ou setor. É essa perspectiva que marca a nossa atuação como ICT, buscando produzir ciência aplicada para transformar realidades. Ao tratar a inovação como fenômeno social e econômico, e não apenas como ferramenta técnica, passamos a enxergar nosso trabalho como parte de uma engrenagem maior, entregando à sociedade, ao poder público e às instituições que financiam o desenvolvimento do Estado, uma ferramenta de análise estratégica que potencializa uma transformação socioeconômica”, ponderou Jamille.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright