FIEC participa de 7º Encontro Regional do Plano Nacional de Logística 2050, em Salvador
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi representada por seu coordenador do Núcleo de Infraestrutura e presidente do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra), Heitor Studart, no 7º Encontro Regional do Plano Nacional de Logística 2050 (PNL 2050), realizado nesta terça-feira (20/05), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador.
Promovido pelo Ministério dos Transportes, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela FIEB, o evento teve como objetivo ampliar os diálogos e mobilizar a participação popular ativa da construção do Planejamento Integrado de Transportes (PIT), especialmente com diagnósticos sobre a situação atual das estruturas na Região Nordeste. O evento reuniu especialistas, empresários, sindicatos, associações, universidades, poder público e sociedade civil.
Nesta edição do encontro na Bahia, estiveram em pauta a validação dos fluxos de carregamento, os corredores de transporte e os principais gargalos regionais no sistema de transportes. Representando o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, Heitor Studart compôs a mesa de abertura, ao lado da subsecretária substituta do Ministério dos Transportes, Larissa Spinola; do vice-presidente da FIEB, Murilo Xavier; do superintendente do IEL-SE, Rodrigo Rocha; e do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado da Bahia (SETCEB), George Antônio Almeida Freire.
Após as falas institucionais, que enfatizaram a parceria entre governo e sociedade para identificação de problemas no sistema de transportes, o presidente do Coinfra integrou o grupo de debatedores do painel "Corredores e gargalos do sistema de transportes da Região Nordeste no PNL 2050", com participação do coordenador de Planos e Sistemas de Tranposrtes na Infra S.A., Brunno Gonçalves; do gerente do Observatório da Indústria da FIEB, Ricardo Menezes Kawabe; e do presidente do SETCEB, Almeida Freire; com mediação do coordenador-geral do Ministério dos Transportes, Mateus Rodrigues.
O PNL 2050 visa ao estabelecimento de diretrizes para o desenvolvimento da infraestrutura logística brasileira nas próximas décadas. O planejamento do governo federal contempla os modais rodoviário, ferroviário, portuário e aeroportuário, no intuito de orientar o futuro da logística nacional com base em diagnósticos técnicos, contribuições institucionais e amplo engajamento regional. Com a CNI e suas federações, a realização dos encontros regionais busca assegurar que as decisões estejam em sintonia com os desafios e oportunidades específicos de cada localidade.