telefone(85) 4009.6300

FIEC recebe visita do Instituto Clima e Sociedade para fortalecer parcerias em transição energética

20/05/2025 - 12h05

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, na manhã da última segunda – feira (19/05), representantes do Instituto Clima e Sociedade (iCS) para uma agenda estratégica voltada ao fortalecimento de parcerias nas áreas de transição energética, sustentabilidade e inovação industrial. O encontro reuniu entidades cearenses ligadas à pauta climática, além de promover trocas institucionais e visitas técnicas.

A programação teve início com a apresentação do Complexo do Pecém (CIPP), seguida por uma reunião com a participação de representantes de instituições locais, incluindo SENAI Ceará, Observatório da Indústria da FIEC, Sindienergia, Associação Caatinga e Instituto Brasileiro de Transição Energética (IBTE).

Estiveram presentes pela equipe do iCS, Victoria Santos, gerente de energia e indústria; Fabiana Couto, consultora do Projeto Nordeste; Carine Szneczuk, especialista em engajamento do setor privado, Ana Terra Fernandes, senior advisor do PIE (Pooled Fund on International Energy) e Gabriel Francisco, Latin America Associate Director fo ClimateWorks Foundation.

Representando a FIEC e suas entidades vinculadas, participaram o coordenador do Núcleo de Energia, Constantino Frate; o gerente da Unitec/SENAI, professor Tarcísio Bastos; a gerente de inteligência competitiva do Observatório da Indústria, Laís Veloso, entre outros participantes.

Durante o encontro, o SENAI Ceará apresentou sua infraestrutura voltada à inovação e ao atendimento das demandas da indústria, com foco em soluções energéticas e sustentáveis. "Procuramos mostrar ao Instituto Clima e Sociedade o potencial do SENAI para atuar como parceiro em iniciativas tecnológicas voltadas ao clima e à sustentabilidade, conforme orientações do presidente Ricardo Cavalcante e do nosso diretor Paulo André Holanda", destacou o professor Tarcísio Bastos.

Victoria Santos, gerente do iCS, ressaltou o protagonismo da FIEC na agenda de transição energética. “Estivemos aqui para conhecer as iniciativas do Ceará e o pioneirismo do Sistema FIEC. Existe uma grande oportunidade de colaboração com o iCS, especialmente em uma região como o Nordeste, que já discute temas na fronteira da agenda climática.”

Já o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate, reforçou a importância do momento. “A visita foi importante para apresentar ao iCS a abrangência do trabalho da FIEC e dos nossos parceiros. Mostramos o protagonismo do Ceará e como o setor industrial está mobilizado em torno da transição energética, com destaque nacional e internacional.”

“A visita do Instituto Clima e Sociedade ao Observatório da Indústria foi uma oportunidade significativa para explorarmos possibilidades de parcerias estratégicas. Apresentamos iniciativas consolidadas nas áreas de inovação, sustentabilidade e transição energética, além de destacarmos o amplo banco de dados que apoia nossas ações. Acreditamos que essa aproximação pode gerar sinergias relevantes para o desenvolvimento de projetos colaborativos voltados à promoção do desenvolvimento sustentável no estado do Ceará”, ressaltou Laís Veloso, gerente de inteligência competitiva do Observatório da Indústria da FIEC.

Ao final da reunião, o grupo foi recebido por Edgar Gadelha, diretor financeiro da FIEC, presidente do Sindcarnaúba-CE, do Centro Industrial do Ceará (CIC) e do Conselho Deliberativo da Associação Caatinga. Na ocasião, Edgar reiterou a disposição da Federação em fortalecer alianças que contribuam para o desenvolvimento sustentável do estado.
Ele estava acompanhado de Daniel Fernandes, diretor executivo da Associação Caatinga, e de Alciléria Farias, gestora do Núcleo ESG da FIEC. Daniel realizou uma apresentação institucional da Associação Caatinga, abordando as linhas de atuação, as estratégias de proteção do bioma e as ações voltadas ao fortalecimento da resiliência climática de comunidades rurais do semiárido. Também foram apresentados os principais resultados alcançados ao longo dos 26 anos de atuação da instituição.



 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright