SENAI Ceará é o único departamento regional do país com melhores indicadores de eficiência de gestão, desde 2021
O SENAI Ceará tem demonstrado excelência máxima em gestão, pelos resultados em todos os indicadores de classificação de desempenho que fazem parte do Programa de Eficiência de Gestão (PEG), desenvolvido pelo Departamento Nacional (DN) do SENAI. Com isso, é considerado o único Departamento Regional (DR) do país a alcançar este patamar, por quatro anos consecutivos (2021, 2022, 2023 e 2024).
“Pessoalmente, como Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, fico muito feliz porque o PEG tem indicadores complexos, difíceis e que atestam a eficácia e a qualidade das entregas do SESI e SENAI, em nível nacional. Aqui, no Ceará, estamos fazendo um trabalho excepcional, com ética e transparência, sob a liderança do Presidente Ricardo Cavalcante, que exerce uma gestão exemplar. Parabéns a todos os colaboradores e aos gestores do Corporativo da FIEC, que fazem essas duas casas, SESI e SENAI Ceará, estarem no melhor patamar de excelência de gestão”, afirmou Paulo André Holanda, que dirige as duas instituições.
SESI Ceará também tem destaque nacional
O SESI Ceará também tem alcançado a excelência no Programa de Eficiência de Gestão, nos últimos quatro anos, estando sempre no melhor quadrante de resultados que reúne grupos específicos de Departamentos Regionais. Ao todo, a estrutura do PEG é composta por 15 indicadores que englobam aspectos orçamentários, qualitativos, de eficiência, eficácia, efetividade e gratuidade regimental.
Criado em 2021, o PEG é uma iniciativa estratégica do Departamento Nacional, voltada para o aprimoramento da gestão organizacional, promovendo maior eficiência e alinhamento com os objetivos institucionais. Esse programa abrange a revisão de processos, a aplicação de boas práticas e a utilização de indicadores que monitoram e impulsionam o desempenho das unidades do SENAI e do SESI, em todo o Brasil.
Auditado e analisado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o PEG assegura transparência e a correta aplicação dos recursos dos departamentos regionais. O TCU avalia a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações realizadas pelo SENAI e pelo SESI, garantindo que os objetivos do programa estejam alinhados às demandas da sociedade e da indústria.