telefone(85) 4009.6300

Ricardo Cavalcante recebe Governador Elmano de Freitas em tradicional almoço na Casa da Indústria

13/12/2024 - 17h12

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu, nesta sexta-feira (13/12), o Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, para o tradicional almoço promovido pela FIEC na Casa da Indústria. Reunindo industriais, empresários e representantes do setor público, além de demais personalidades do estado, a ocasião foi marcada pela celebração da cooperação entre a Federação e o Governo do Estado em áreas estratégicas para o Ceará.

Ricardo Cavalcante deu início ao evento exaltando o trabalho desenvolvido pela FIEC e suas casas para o desenvolvimento de uma economia forte e de uma sociedade mais justa para o povo cearense: “Aqui, na Casa da Indústria, buscamos estar sempre na vanguarda, emprestando toda a nossa inteligência e energia para a construção de um mundo mais justo e sustentável. E isso não é um exercício de retórica, mas uma prática cotidiana, cujos resultados até aqui alcançados nos motivam a seguir trabalhando”.

O presidente da FIEC ressaltou também a importância da colaboração entre o setor público e o industrial, o que, segundo ele, é imprescindível para o desenvolvimento do estado. “A nossa parceria com o Estado sempre tem sido conduzida dentro de uma ética que respeita e valoriza cada uma das partes envolvidas, tendo como horizonte futuro a construção de um estado repleto de oportunidades para todos”, frisou.

Cavalcante destacou ainda que, apesar dos dados positivos alcançados recentemente — no terceiro trimestre do ano, o Ceará apresentou o maior crescimento industrial do país —, é preciso “trabalhar juntos para superar os grandes desafios que se impõem ao nosso desenvolvimento”, principalmente no que tange a Reforma Tributária, as altas taxas de juros e a escassez de mão de obra.

O Governador Elmano de Freitas enalteceu o apoio e a recepção do Sistema FIEC às iniciativas e demandas do Estado do Ceará, destacando a importância do trabalho cooperativo entre setores público e privado para o desenvolvimento social e econômico.

“Eu agradeço ao Ricardo Cavalcante pela nossa relação. Peço uma salva de palmas para todos os industriais do Estado do Ceará pelo trabalho realizado e pelo orgulho que cada um dá ao nosso estado na geração de investimentos e de oportunidades para o nosso povo. Muito obrigado pela parceria. Nós temos a convicção de que o desenvolvimento do Ceará é resultado do esforço do Governo do Estado sempre de mãos dadas com o setor privado. O investimento público e o investimento privado são fundamentais para que a gente possa gerar o crescimento da economia e oportunidades de emprego para o nosso povo”, afirmou.

Durante a cerimônia, Elmano de Freitas realizou apresentação de balanço dos dois primeiros anos de gestão à frente do Executivo Estadual. Em destaque esteve a previsão de alta do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, que deve fechar o ano de 2024 em 5,5%. O índice está acima da média nacional estimada do mesmo período, com alta de 3,39%. No segundo trimestre deste ano, o PIB do Ceará cresceu 7,2% em relação ao período de 2023. O governador apontou ainda a diminuição da taxa de desemprego para 6,7%, a inflação em 5,1% e cerca de 300 mil pessoas que saíram da situação de extrema pobreza. Também foram detalhados os principais avanços do Ceará em educação, saúde, segurança, infraestrutura, tecnologia, agricultura familiar, habitação e recursos hídricos.

“O balanço que temos de quase metade do nosso governo é muito positivo. Nós temos o menor índice de desemprego dos últimos anos, menor do que a média do Nordeste, uma melhoria da média salarial com os empregos que estão sendo gerados, um crescimento econômico acima do crescimento brasileiro, destacando que o crescimento da economia do Brasil é o quarto melhor do G20 entre as maiores economias do mundo. Isso demonstra que as correções que nós fizemos entre 2023 e 2024 foram acertadas. Nós estamos alterando muito significativamente a economia do Ceará para uma economia que mantém a indústria tradicional, mas com uma nova indústria alinhada com a descarbonização do planeta, considerando a transição energética, e que tem o conhecimento como elemento central. Estou muito animado. Nós vamos ainda colher muitos frutos dos investimentos que estamos realizando agora. E nós só veremos esses frutos desses investimentos daqui a algum tempo. É assim com a Transnordestina, com as ações no Porto do Pecém, a transição energética do Hidrogênio Verde, a retomada do programa Minha Casa Minha Vida, assim como obras de infraestrutura”, complementou.

Assinatura de projetos

Durante o almoço, foram realizadas as assinaturas de três projetos: o Projeto Crédito Verde, que estabelece os requisitos, condições e procedimentos para o desenvolvimento da energia elétrica a partir da fonte eólica, bem como sua expansão; a atualização do Decreto 33327, que consolida e regulamenta a legislação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS); e o Termo de Cooperação Técnica para a internacionalização das empresas privadas estaduais. Participaram do ato o secretário da Fazenda do Estado, Fabrizio Gomes; o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado, Salmito Filho; e o diretor da FIEC e presidente do Sindlacticínios, José Antunes Mota.

O evento contou com a presença dos ex-Presidentes da FIEC, Beto Studart, Roberto Macêdo, Fernando Cirino Gurgel e Jorge Parente; da Vice-Governadora do Estado do Ceará, Jade Romero; da Primeira-dama do Estado, Lia de Freitas; do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) e Prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão; da Deputada Estadual e Vice-prefeita eleita de Fortaleza, Gabriella Aguiar; da Senadora Augusta Brito; do Comandante da 10ª RM, General de Divisão Cristiano Pinto Sampaio; do Deputado Estadual e líder de governo da ALECE, Romeu Aldigueri; dos Deputados Federais André Figueiredo, Eunício Oliveira e Eduardo Bismarck; do Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Cid Marconi; do Desembargador Federal Fernando Braga Damasceno; dos Desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho 7ª Região Durval César de Vasconcelos Maia e Franzé Gomes; do Ex-governador do Estado, Lúcio Alcântara, além de demais representantes políticos, da imprensa e do setor público.

Fotos: George Lucas, José Sobrinho e Laura Guerreiro/FIEC

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright