Sindiverde promove palestra sobre Reforma Tributária e Encontro de Mulheres Empreendedoras na FIEC
A Casa da Indústria da FIEC recebeu nesta segunda-feira (9/12) dois momentos promovidos pelo Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Estado do Ceará (Sindiverde): uma palestra sobre Reforma Tributária e o Encontro de Mulheres Empreendedoras, ambos abertos a associados e ao público geral.
Com o tema “Por dentro da Reforma Tributária”, o contador e CEO do Grupo Idear, Jorge Henrique, apresentou um panorama das mudanças propostas e de seus impactos para as empresas, passando por temáticas como imposto sobre valor agregado, imposto seletivo, regimes diferenciados e mais.
O especialista ressaltou uma alteração trazida pela Reforma que impacta positivamente o setor de reciclagem de resíduos: a possibilidade de crédito presumido na aquisição de resíduos e demais materiais destinados à reciclagem, reutilização ou logística reversa de pessoa física, cooperativa ou de qualquer outra organização popular.
“Hoje, uma cooperativa que comercializa resíduos não paga imposto. Quando eu vendo esse resíduo para a indústria, dentro do estado do Ceará, para que ele seja reutilizado e seja transformado em um novo produto, eu também não pago nada de imposto. O ônus fica totalmente para a indústria, porque quando ela reutiliza aquela matéria-prima, transformando em um novo produto, ela paga integralmente o ICMS em cima daquela operação. E isso, muitas vezes, impossibilita os negócios porque muitas indústrias preferem comprar esses resíduos de fora do estado ou de outro local que oferece crédito no ICMS. E a gente não dá crédito, mas a Reforma vai trazer essa possibilidade”, explicou Jorge Henrique.
Para o presidente do Sindiverde, Mark Lara Pereira, a palestra foi uma forma de instigar os associados a buscarem se antecipar às transformações e a se estruturarem para melhor lidar com a reformulação. “Nunca é tarde, então vamos começar a remodelar as nossas empresas, a fazer o estudo, a utilizar as ferramentas. Teve uma dúvida? Procura o Sindiverde, procura a Federação, porque nós estamos aqui para conduzir os associados ao melhor especialista e a melhor solução para os seus problemas aqui na Casa da Indústria”, frisou.
Emílio Moraes, presidente do Conselho de Economia, Finanças e Tributação (COFIN) da FIEC, apresentou durante o momento uma ferramenta de grande utilidade para os empresários: o Simulador da Reforma Tributária. Desenvolvida pelo Observatório da Indústria, a ferramenta tem como objetivo ajudar os empresários a compreenderem como as mudanças na legislação tributária podem afetar os seus negócios.
Protagonismo feminino no setor de reciclagem de resíduos
O segundo momento promovido pelo Sindiverde colocou em pauta o empreendedorismo feminino, que tem se consolidado em diversos setores, impulsionando a economia e quebrando barreiras históricas. Através do Encontro de Mulheres Empreendedoras, o sindicato promoveu a troca de experiências, a ampliação de redes de contato e o fortalecimento do empreendedorismo feminino, especialmente no setor de sustentabilidade e reciclagem de resíduos.
O encontro promoveu um momento de networking, compartilhamento de histórias inspiradoras de liderança feminina e troca de boas práticas em gestão e negócios. Waleria Leuda, mentora de Negócios e fundadora do Grupo Idear, palestrou ao público sobre a temática, destacando a importância de refletir sobre a jornada empreendedora e de se conectar com o seu propósito. “Nosso objetivo é que cada participante saia do evento com uma reflexão mais profunda sobre sua trajetória, com mais clareza sobre seus valores e intenções como empresária e como mulher”, afirmou Waleria.
A palestrante ainda enfatizou que, muitas vezes, as empreendedoras não param para avaliar o impacto de suas ações e a realização pessoal na jornada. “A jornada é desafiadora, mas quando você reflete sobre suas ações e propósitos, a caminhada se torna mais intencional e gratificante”, concluiu.