telefone(85) 4009.6300

Ceará lidera em aprovação de projetos do Procompi com um total de 15 projetos aprovados

10/12/2024 - 09h12

O Ceará é o Estado com o maior número de projetos aprovados neste ciclo do Programa de Apoio à Competitividade das Micros e Pequenas Indústrias (Procompi), uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae Nacional. São, no total, 15 projetos que vão beneficiar diretamente 235 empresas de diversos segmentos com recursos que somam R$ 2,2 milhões. Cada projeto propõe soluções específicas para desafios coletivos das indústrias de pequeno porte do Ceará, mas todos têm como foco alavancar a produtividade das empresas e a eficiência nos negócios.   

O atual ciclo do Procompi (2023 - 2026) começou com o lançamento da primeira chamada de projetos no ano passado e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Núcleo de Convênios e Parcerias (Nucop), e o Sebrae Ceará aprovaram 10 projetos. Eles começaram a ser executados em janeiro de 2024. Em setembro, o Comitê Nacional do programa lançou uma segunda chamada para a seleção de novos projetos. Na última sexta-feira, 06/12, foi anunciado o resultado dessa chamada e o Ceará teve a aprovação de mais cinco projetos.  

Os novos projetos contemplam empresas dos setores de Alimentos (Projeto Evolução da Plataforma Conecta Alimentos: Expandindo Conexões Personalizadas e de Confiança); Economia do Mar (Projeto Economia do Mar: Uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável); Plástico (Projeto Inteligência Artificial para Melhoria de Negócios do Setor Plástico); e da Moda (Projeto Inovação para Desenvolvimento de Produtos na Cadeia da Moda). O quinto projeto é multisetorial e voltado para o desenvolvimento da liderança feminina. A execução dos projetos começa em janeiro de 2025 e devem ser concluídos até o final do ano. 

A gerente do Nucop, Cristina Moreira, aponta os diferenciais que levaram o Ceará a se destacar no Procompi. Segundo ela, o sucesso está diretamente ligado à capacidade técnica das equipes de projeto e ao alinhamento estratégico com as demandas do setor industrial. “O Ceará tem se destacado pela qualidade técnica das propostas apresentadas, pelo engajamento dos sindicatos e pelo diálogo permanente com o setor produtivo. Isso nos permitiu identificar desafios reais das empresas e propor soluções assertivas. A forte parceria com o Sebrae e a atuação permanente da FIEC junto aos sindicatos foram determinantes para esse resultado expressivo”, explica Cristina. Ela ressalta que deverão ser abertas outras chamadas do Procompi nos próximos anos e o Ceará já tem bons projetos para propor.  

Para o empresário Paulo Rabelo, presidente do Sindroupas, um dos beneficiados do programa, a participação no Procompi representa uma oportunidade estratégica para a modernização dos processos produtivos no setor de moda. "A aprovação do nosso projeto é um marco para o fortalecimento das empresas de moda do Ceará. Com o apoio do Procompi, poderemos inovar, criar produtos mais competitivos e, principalmente, abrir novas possibilidades de mercado. Isso reforça nossa posição no cenário nacional e nos prepara para competir em patamares mais elevados", destaca o empresário.

Sobre o Procompi

O Procompi é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae Nacional para aumentar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial.

Os projetos são submetidos pelas federações estaduais de indústrias e unidades estaduais do Sebrae com objetivo de oferecer estratégias, ferramentas, capacitações e consultorias para alavancar a eficiência nos negócios. As soluções podem ser para a demanda de um mesmo setor industrial ou multissetoriais guiados por um tema.

De 2000 até o último ciclo, que terminou em 2021, o programa já beneficiou mais de 8.900 empresas. Cerca de 60% implementaram ações de inovação e 34% reduziram custos. No ciclo atual (2023 - 2026), o programa investe um total de R$ 24 milhões para projetos de todo o País.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright