1º vice-presidente da FIEC participa da abertura do Cresce Ceará no Hotel Gran Marquise
Na manhã desta sexta-feira (06/12), o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado, esteve presente na cerimônia de abertura do Cresce Ceará, evento promovido pelo Diário do Nordeste em parceria com o Banco do Nordeste (BNB) e a Enel. O governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, também participou da solenidade.
Durante o encontro com empresários, industriais e agropecuaristas, o governador Elmano de Freitas destacou os potenciais do Ceará e reafirmou seu compromisso com a transição energética e a transformação logística do estado.
Na ocasião, Elmano detalhou o andamento de diversas obras estruturantes que, segundo ele, serão fundamentais para modernizar a infraestrutura logística cearense. "No dia 13 de dezembro, daremos início, junto com o ministro dos Transportes, à duplicação da BR-116. O projeto seguirá até Tabuleiro do Norte. Além disso, firmamos um acordo com a Bancada Federal para garantir R$ 233 milhões para a obra e vamos investir outra parte dos recursos para assegurar a duplicação de, ao menos, 50 quilômetros da BR-222, essencial para a distribuição de mercadorias para a Região Norte do País", afirmou o governador.
Como parte desse processo de transformação, o Complexo do Pecém receberá investimentos de R$ 675 milhões para obras de ampliação e modernização, com o objetivo de adequar o empreendimento à Transnordestina e ao Hub de Hidrogênio Verde.
Após a abertura, foi realizada a mesa-redonda Agro do Ceará: Tecnologia e Inovação, com mediação de Egídio Serpa. Durante o painel, foram discutidos temas relacionados ao impacto da tecnologia e da inovação no setor agropecuário cearense, abordando estratégias para impulsionar a produtividade e a sustentabilidade da agricultura local.
Sobre o tema, Carlos Prado elogiou a iniciativa do Sistema Verdes Mares em promover um evento como esse. "Tivemos a oportunidade de ouvir a palavra do governador, que, inclusive, apresentou uma solução para um problema exclusivo do Ceará: a falta de pulverização aérea. O Ceará é o único estado que não permitia, e ainda não permite, essa prática. No entanto, o governador garantiu que até o final deste ano essa questão será resolvida. Isso demonstra a importância de eventos como este, que buscam resolver demandas históricas", afirmou Prado.
Carlos Prado também destacou que o agronegócio no Ceará é uma atividade relativamente recente. "Antes, o setor era primário, mas nos últimos anos, evoluiu consideravelmente, impulsionado pela tecnologia e por grandes investimentos. Hoje, o Ceará começa a vislumbrar um futuro promissor, com a perspectiva de um crescimento acelerado e de um desenvolvimento de alto nível nesse setor", completou.
Por fim, ele ressaltou a importância do encontro, expressando a expectativa de que o evento contribua de forma significativa para o avanço do agronegócio cearense.
Além dos mencionados, estiveram presentes no evento o presidente da Enel Ceará, José Nunes de Almeida Neto; o presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Hugo Figueiredo; o consultor de energia da FIEC, Jurandir Picanço; o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Teles; o presidente do BNB, Paulo Câmara; entre outras autoridades.