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Workshop de erros e acertos em uma jornada de internacionalização para a Europa através de Portugal

05/12/2024 - 17h12

Na última quinta-feira (05/12), empresários do setor de moda participaram de um workshop sobre erros e acertos na jornada de internacionalização para a Europa, com foco no mercado português. O evento foi voltado para os participantes do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi).
A iniciativa foi realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Núcleo de Convênios e Parcerias (Nucop), em parceria com o Sebrae Ceará. O workshop contou ainda com o apoio do Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas no Ceará (Sindconfecções) e do Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas de Homem e Vestuário no Ceará (Sindroupas).

O Procompi tem como objetivo transformar pequenas empresas em grandes empreendimentos com alcance global, oferecendo suporte técnico e estratégico para que essas indústrias ganhem competitividade no exterior. Ao fortalecer a economia local por meio da exportação de produtos e serviços cearenses, o programa visa impulsionar o desenvolvimento econômico regional.

O workshop foi conduzido por Hermes Monteiro, diretor de Assuntos Aduaneiros da CBP/CE - Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBPCE), e trouxe à tona questões fundamentais para empresários cearenses que buscam expandir suas operações para o mercado internacional. Com mais de 21 anos de experiência em comércio exterior no Ceará e uma recente parceria estratégica com uma empresa portuguesa especializada em internacionalização, Hermes compartilhou uma visão prática e estratégica sobre os desafios e as oportunidades desse processo.

Durante sua apresentação, ele abordou os erros comuns cometidos pelas empresas ao buscar a internacionalização e como evitá-los. Hermes destacou que, muitas vezes, as empresas se concentram excessivamente na parte operacional, como produção e logística, mas falham no acesso ao mercado-alvo devido à falta de compreensão sobre o comportamento do comprador internacional. "Entender o que o mercado comprador realmente valoriza e como ele reage é essencial para criar estratégias de sucesso", enfatizou Hermes.

Além disso, o palestrante explicou como, ao se associar a uma empresa portuguesa, passou a compreender melhor como o mercado comprador se posiciona e reage às ofertas. Ele ressaltou que, para estabelecer uma conexão real com o mercado externo, não basta apenas oferecer um bom produto, é preciso pensar como o comprador e entender o que ele valoriza. Muitas vezes, o "match" entre o produto e o mercado não acontece porque o empresário local não compreende as expectativas do consumidor internacional ou falha em comunicar de forma eficaz o valor do seu produto.

"Sou pernambucano e, ao chegar no Ceará, meu objetivo foi buscar conhecimento para expandir meus negócios, especialmente para o mercado internacional. Encontrei na FIEC o apoio necessário para dar os primeiros passos na exportação. Graças aos ensinamentos que recebi aqui, consegui realizar minha primeira exportação para a Itália. A experiência foi muito mais tranquila e bem-sucedida, pois o suporte da FIEC facilitou bastante a realização dessa venda internacional", declarou Rodrigo Chagas, proprietário da XLZ JEANS.

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Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
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