SENAI Ceará se destaca nacionalmente em índice de empregabilidade de egressos. Empresas reconhecem qualidade
Que a qualidade do ensino do SENAI Ceará é indiscutível, isso já se sabe. A novidade é que, mais uma vez, o Departamento Regional se destacou, entre os que tiveram maior índice de empregabilidade de seus egressos, tanto em Aprendizagem Industrial quanto em Qualificação Profissional. Os resultados foram apresentados pelo Sistema de Acompanhamento Permanente de Egressos do SENAI, o SAPES, em relação ao biênio 2022-2024.
Qualificação profissional
No Brasil, as áreas com maior índice percentual de empregabilidade em qualificação profissional são: refrigeração e climatização (88,6%); energia (83,9%); gestão e logística (ambas com 67,9%); e tecnologia da informação (67,2%).
No Ceará, as áreas que se destacam são: refrigeração e climatização (97,4%); energia (88,2%); tecnologia da informação (74,4%); gestão (73,8%); e logística (73,4%). O nosso departamento regional conquistou a 3ª posição no país, atrás apenas de Espírito Santo e Mato Grosso.
Aprendizagem industrial
Na aprendizagem, o cenário nacional é refletido no cearense. As duas áreas de maior destaque são couro e calçados (Brasil: 78,4%; Ceará: 76,9%) e gestão (Brasil: 74,5%; Ceará: 86,2%).
Nesta modalidade, o Ceará também se posicionou entre os três melhores do país, atrás de Pernambuco e Goiás.
Nível técnico
No Brasil, as áreas com maior índice percentual de empregabilidade são: telecomunicações (98%); refrigeração e climatização (95,3%); e energia (91,7%). No Ceará, as que se destacam são: automação e mecatrônica (89,7%); energia (89,2%); e metalmecânica (91,4%).
“O resultado da pesquisa de egressos reforça toda a credibilidade que o SENAI tem, junto aos setores industriais e à sociedade, na formação e na capacitação dos melhores profissionais que vão contribuir para o crescimento da indústria e da economia, em nosso estado e no país. O SENAI Ceará forma os melhores técnicos do Brasil, assim como os aprendizes. Os dados nos trazem muita alegria e demonstram que estamos no caminho certo. Isso reforça nosso compromisso em continuarmos fazendo nosso trabalho de educação profissional para servir à indústria e à sociedade”, comentou Sônia Parente, Gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará - UNED.
Reconhecimento das empresas e de ex-alunos
O SAPES também mede o nível de satisfação das empresas que contratam profissionais egressos do SENAI. De 0 a 10, o contentamento das 1.656 empresas pesquisadas alcançou o patamar de 9, o que reflete um dado importante para o mercado de trabalho no Brasil: 90,5% das empresas preferem contratar pessoas qualificadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Quem passou pelo SENAI para aprender uma nova profissão também reconhece a transformação, como é o caso do Sebastião Santiago, que recentemente participou da edição de estreia do PodSENAI. Tendo passado pelos cursos na área de confecção de calçados, em pouco tempo, ele se destacou em empresas privadas e já exerce o cargo de Coordenador de Produção. “Conheci tudo sobre calçados, pessoas e gestão. Aprendi tudo o que hoje sei e repasso para outras pessoas. O SENAI me deu o papel e a caneta para eu reescrever a minha história, sendo o que abriu as portas do mercado de trabalho para mim”, comentou.