Em noite de homenagens no Palácio da Luz, Diretor Financeiro Adjunto da FIEC assume cadeira da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo
O Diretor Financeiro Adjunto da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Rubens Alencar, tomou posse de sua cadeira na Academia Cearense de Literatura e Jornalismo na noite desta quarta-feira (04/12), no Palácio da Luz, durante realização da 2ª Assembleia Geral de 2024 da associação. Na mesma noite, o empresário e Presidente do Grupo M. Dias Branco, Ivens Dias Branco Júnior, foi agraciado com o título Cearense do Ano 2024. O evento contou com a participação do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, na mesa de honra, assim como a presença de acadêmicos, literatos, intelectuais, empresários e público convidado.
Geólogo e Presidente do Sindicato da Indústria Mármores Granitos do Estado do Ceará (SIMAGRAN), Carlos Rubens assume a Cadeira Acadêmica de número 11.
Os assentos da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo são destinados a intelectuais de destaque no cenário estadual, reforçando o compromisso de honrar e preservar o legado literário e cultural do Ceará.
Carlos Rubens destacou em seu discurso de posse que sempre buscou, desde muito jovem, o caminho das letras e dos debates literários, acumulando livros escritos ao longo de sua trajetória. O líder classista salientou a grande responsabilidade de assumir uma cadeira tradicional, que tem como patrono o escritor Gustavo Barroso (1888-1959).
"Gustavo Barroso é certamente um dos brasileiros mais ilustres da história do país. Ele transcende essa questão da cearensidade por seu talento e sua obra. Por isso, ocupar uma cadeira cujo o patrono é alguém desta importância é motivo de grande felicidade. Se os nossos confrades acreditam que eu possa honrar essa cadeira, isso para mim é a glória. E é assim que me sinto neste momento: uma pessoa gloriosa", afirmou o empossado.
O Presidente Ricardo Cavalcante parabenizou o membro da Diretoria de sua gestão na FIEC, ressaltando o perfil erudito do novo titular da ACLJ, que enobrece a indústria cearense com seu talento e dedicação à cultura.
"O Carlos Rubens é um geólogo que, além de sua formação profissional, é um escritor. É alguém que sempre teve esse dom de falar, de escrever, de se expressar. A gente fica muito feliz de ter hoje um Diretor nosso da FIEC que ocupa esse espaço de destaque dentro desta Academia, nos representando de uma forma tão bonita. Essa é uma noite espetacular, como sempre são as tradicionais noites de cerimônia aqui", destacou.
Em momento emocionante e de celebração de legado familiar, o empresário Ivens Dias Branco recebeu o título de Cearense do Ano 2024 das mãos da irmã e membro benemérito da Academia, Graça Dias Branco. O presidente do Grupo M. Dias Branco preparou uma fala de homenagem especial ao avô, Manoel Dias Branco, e ao pai, Ivens Dias Branco, que construíram a grande tradição da companhia que hoje é comandada por ele.
"Esse reconhecimento é um estímulo para continuarmos apoiando o fortalecimento da cultura, do jornalismo e da literatura cearense. Receber o título de cidadão do ano em 2024 é uma honra que transcende o plano pessoal, refletindo uma trajetória construída em conjunto com colaboradores, acionistas, diretores, familiares e conselheiros da M. Dias Branco", afirmou.
Detentor do título de Cearense do Ano 2023 e membro benemérito da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, Ricardo Cavalcante exaltou as qualidades de Ivens Dias Branco Júnior como gestor de uma empresa que é referência nacional.
"É uma homenagem mais do que justa ao Ivens Dias Branco, nosso grande industrial cearense, como cidadão cearense do ano, por todo seu brilhantismo à frente do Grupo M. Dias Branco e colaboração para o crescimento do nosso estado."
A mesa diretora da solenidade foi composta pelo Presidente da ACLJ, Reginaldo Vasconcelos; o Presidente emérito, Rui Martinho Rodrigues; o 4º membro benemérito e ex-Governador do Ceará, Lúcio Alcântara; e o 15º membro benemérito, José Augusto Bezerra. Na mesa de honra, além de Cavalcante, estiveram o 10º membro benemérito da ACLJ e ex-Presidente da FIEC, Beto Studart, e a 11º membro benemérito, Graça Dias Branco.
Durante o evento também receberam condecorações o empresário José Alves Brasileiro, com o a Comenda Airton Queiroz, e o fundador da Associação Brasileira da Indústria do Trigo, Antenor Barros Leal, com o título de benemerência da ACLJ. Antes do encerramento da assembleia, foi realizada uma homenagem póstuma dedicando a Comenda Ivens Dias Branco ao jornalista esportivo Sebastião Belmino, falecido em 2024.
Estiveram presentes também o ex-Presidente da FIEC, Fernando Cirino; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; o Diretor da FIEC, Eulálio Costa; o Conselheiro Fiscal da FIEC, Pedro Alfredo; o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda; o Presidente do Sincope, Dinalvo Diniz; o Presidente do Sindserrarias, Agostinho Alcântara; entre outros empresários, escritores e jornalistas.