Sindquímica apresenta vantagens da automação de manipuladores na indústria plástica em palestra a empresários do setor
O Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas, da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará (Sindquímica) promoveu, nesta terça-feira (03/12), na Casa da Indústria, a palestra "Ganhos de Produtividade na Indústria Plástica através de Manipuladores", destinada a empresários do setor. O evento contou com a participação do presidente do Sindquímica, Beto Chaves, e do diretor setorial de Plástico e Inovação do sindicato, Alexandre Mota.
A apresentação foi conduzida por Caio Fraga, engenheiro de produção e gerente comercial da Sepro, multinacional especializada no desenvolvimento de soluções e sistemas inteligentes para automação de linhas de injeção de plástico. Durante a palestra, o especialista abordou as vantagens competitivas proporcionadas pela automação com robôs, destacando o aumento da produtividade, a redução de desperdícios, melhorias no controle das peças produzidas, maior segurança para os trabalhadores e incremento na rentabilidade dos negócios.
Na abertura do evento, Beto Chaves ressaltou a importância do papel do Sindquímica em fomentar debates que fortaleçam a atuação das indústrias do setor por meio de capacitações, trocas de conhecimento e atualizações sobre tendências globais em tecnologia e inovação.
"O mundo está crescendo de forma muito rápida, exponencial. Se não estivermos unidos, discutindo e buscando melhorar nossa competitividade, corremos o risco de ficar para trás. Esse é o primeiro de muitos encontros que realizaremos para trazer mais resultados às empresas e benefícios aos clientes", afirmou o presidente.
Caio Fraga agradeceu ao convite e reforçou a relevância de aproximar os empreendedores cearenses das inovações tecnológicas que impulsionam o segmento do plástico.
"O objetivo foi trazer ao Ceará o que há de mais atual em automação para que as indústrias locais possam elevar seu nível tecnológico, aumentando a produtividade e a qualidade das peças produzidas. Com o uso de robôs, é possível reduzir significativamente os custos de produção, tornando as empresas mais competitivas em um mercado desafiador", destacou.
Alexandre Mota, responsável pela iniciativa, anunciou que o Sindquímica promoverá reuniões bimestrais com palestras sobre temas diversos, sempre focadas no aprimoramento das indústrias associadas. Ao comentar o tema da palestra, ele enfatizou a necessidade de modernização do setor plástico cearense.
"A competitividade está diretamente ligada à automação dos processos. Apesar de ouvirmos falar sobre a Indústria 4.0 há anos, a maioria das indústrias plásticas no Ceará ainda está no início desse processo de modernização. Trouxemos essa palestra para evidenciar os benefícios da automação e ajudar nossas empresas a alcançarem melhores resultados e maior competitividade", explicou.