Torneio SESI de Robótica chega ao fim na Parangaba com classificação de equipes para etapa nacional e celebração do poder transformador da educação
O brilho de uma juventude apaixonada pelo poder transformador do conhecimento tecnológico marcou os três dias intensos do III Torneio SESI de Robótica - Regional Ceará, que chegou ao fim neste domingo (01/12), na Escola SESI Euzébio Mota de Alencar, no bairro Parangaba, em Fortaleza, com a cerimônia de premiação de vencedores e destaques da competição. O evento reuniu centenas de estudantes para uma jornada de criatividade e resolução de desafios, incentivando os participantes a imaginarem e construírem um futuro repleto de possibilidades. Nesta edição de 2024, nove times garantiram vaga direta para o Festival SESI de Robótica, previsto para março de 2025, em Brasília/DF, distribuídos nas categorias FIRST® LEGO® League Challenge (FLL), FIRST® Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools.
O torneio mobilizou estudantes das escolas SESI da Parangaba, Barra do Ceará, Centro, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral, turmas do programa Fábrica de Robôs no estado, representantes de escolas públicas, grupos de garagem apoiados por indústrias, além de convidados de unidades do SESI da Paraíba. Foram ao todo 55 equipes: 44 na disputa FLL, seis na F1 In Schools e cinco no páreo do FTC.
As equipes Beebots (SESI Sobral), New XP (SESI Parangaba), Dragons (SESI Parangaba), Ocean Tech Cascavel (Fábrica de Robôs de Cascavel) e Robossauros Teens (SESI Paraíba) tiveram grande atuação e foram as cinco que conquistaram as vagas diretas para a etapa nacional no FLL. Após uma final emocionante e de alto nível no FTC, Ironhide (SESI Centro) e Spartan (SESI Sobral) celebraram a classificação para Brasília. As duas vagas na seletiva da F1 foram preenchidas pelos destaques Lightstorm (SESI Centro) e Woltz (SESI Parangaba).
Mas o Torneio SESI de Robótica vai muito além do pódio final. A grande festa feita por estudantes, voluntários, instrutores, professores, coordenadores e familiares de participantes criou um clima de amizade e união que se estendeu da sexta-feira ao domingo. A festa das cores de cada time, os gritos das torcidas, as danças e até mesmo os momentos mais focados da disputa nas finais, tudo coexistiu com respeito ao próximo, companheirismo e espírito esportivo.
A gerente da Unidade de Educação e Cultura (UNEC) do SESI Ceará, Ana Paula Pinho, enfatiza que o sucesso da terceira edição do evento é uma vitória da educação, com crianças e adolescentes entusiasmados com cada nova descoberta e desenvolvendo suas habilidades e responsabilidades.
"Ao final de três dias de torneio a alegria é contagiante. Nós pudemos ver a competência e capacidade criativa dos estudantes, que apresentaram lindos projetos de inovação, protagonizaram a vivência de valores positivos e, sobretudo, a felicidade de estarmos reunidos. O terceiro Torneio SESI de Robótica Regional Ceará fica na história e em nossos corações. Agradecemos o apoio de nossos gestores, o Dr. Ricardo Cavalcante (presidente da FIEC) e Dr. Paulo André Holanda (diretor do SENAI-CE e superintendente do SESI-CE), que tornam possível o nosso crescimento em cada iniciativa", afirma Ana Paula.
Um dos juízes que vieram de São Paulo para participar das avaliações das equipes na competição regional, Silas Vergílio conta que ficou impressionado com a animação, a maturidade e a competência dos estudantes no Ceará.
"Me chamou muita atenção a energia e o respeito que elas demonstraram durante toda a competição. Eles competiram de forma muito fervorosa, mas mantendo o total respeito. A gente vai visitando vários estados e cada um traz uma característica muito marcante. Uma marca muito forte aqui do Ceará é esse clima incrível criado por eles. Além disso, foram projetos muito criativos que atendem de forma bem precisa a sua própria comunidade. Os robôs estão muito bons. Cada equipe construiu de uma forma completamente diferente, com muito cálculo matemático, muito profissionalismo. Nós estamos todos muito empolgados com o futuro dos representantes cearenses no nacional", detalha.
Premiação FLL
Voltada a estudantes de 9 a 15 anos, em equipes de 2 a 10 integrantes, a categoria FIRST® LEGO® League Challenge envolve desafios que exigem soluções para problemas do dia a dia. Liderados por dois adultos, os times precisam trabalhar baseados nos valores respeito, ganho mútuo e competição amigável. Os robôs são construídos na tecnologia LEGO® Mindstorm, programados para cumprir uma série de missões.
As equipes Beebots, New XP e Dragons ficaram, respectivamente, com os troféus de primeiro, segundo e terceiro finalista na premiação dos campeões de FLL.
Luna Maciel, de 12 anos, foi às lágrimas com a vitória de sua equipe, Beebots, no grande desafio da Lego na etapa regional. A estudante do 6º ano da Escola SESI Sobral destacou que a robótica já é parte muito importante da sua vida. "Eu estou na minha segunda temporada no torneio. No ano passado, na equipe BelTech, consegui pegar terceiro finalista. E agora peguei o primeiro lugar. Não dá para explicar a alegria que estou sentindo. A robótica me deu muitos aprendizados, felicidade e muito mais amigos do que eu já tinha", se emociona.
Foram revelados ainda os prêmios: Desempenho do Robô (Beebots); Design do Robô (Robossauros Teens - finalista; Kariris, vencedora); Projeto de Inovação (Sea Dragon, finalista; Ocean Tech Cascavel, vencedora); Core Values (Vortex, finalista; Sharkbots, vencedora); Técnico/Mentor Destaque (Gilmara Gonçalves Pita, de Beebots e X-Stage, finalista; Victor França, da Sea Dragon); Desafio do Robô (WCP); Parceria (Cobra Tech Cascavel); Revelação (Team Ryo); Estrela em Ascensão (Raptors Jr); Motivação (The Wolf); e Equipe Solidária (Leghost).
Patrocinadora do evento, a ArcelorMittal entregou ainda o Prêmio ArcelorMittal de Inovação para a equipe Raptors Jr (SESI Juazeiro do Norte), com a presença dos representantes da empresa no Ceará, Manassés Rocha, analista de Responsabilidade Social, e Emanuela França, gerente de Comunicação e Relações Institucionais. Também esteve no palco a primeira equipe de FIRST Robotics Competition (FRC) do estado, a All Might (SESI Parangaba), que conta com o patrocínio da ArcelorMittal.
Premiação FTC
Na categoria FIRST® Tech Challenge, os estudantes organizam a estrutura das suas equipes para construir e programar robôs de até 19kg que precisam realizar uma série de atividades, como carregar blocos e empilhar cones. A execução é feita a partir de um kit básico e da criatividade para utilizar diferentes materiais. Também é preciso apresentar portfólio de engenharia para detalhar a criação e o funcionamento dos robôs. Nesta primeira final de FTC no Regional Ceará, uma final disputada foi travada entre Aliança Azul (equipes Spartan e Clusters) e Aliança Vermelha (Ironhide e Raptors Robotics).
No fim, com muita comemoração da torcida em volta do local de prova, o troféu de Aliança Campeã ficou com os vermelhos. Como foram o time capitão na grande decisão, Ironhide garantiu a vaga direta para o nacional. Os azuis foram os donos do troféu Aliança Campeã na premiação. A Spartan conquistou outra vaga para o Festival SESI de Robótica de 2025 por conquistar o Prêmio Inspiração.
Responsável pelo design e projeto do robô na Ironhide, Ariel Maciel, de 17 anos, vibrou bastante com os colegas de equipe, familiares e amigos da Escola SESI Centro. Para ele, vencer uma etapa regional é coroar um misto de emoções acumulado em um longo processo de preparação. "Esse aqui é um momento mágico. É a primeira vez que venço um regional. Foram umas dez versões do robô. É um processo muito longo, desgastante, mas tudo leva para esse momento que estamos agora", afirma.
O estudante também é testemunha da transformação que a robótica pode trazer para os jovens, com valores essenciais para o desenvolvimento humano. "Eu não era um aluno muito comprometido na escola, para falar a verdade. Era solto, brincalhão. Com a robótica na minha vida, eu fiquei muito mais concentrado, eu tive mais responsabilidade. Eu creio que isso vai somar muito na minha vida e no meu futuro. Vou ser um profissional mais capacitado, graças ao SESI e graças à robótica. Para a nossa sociedade, a robótica é o futuro. Tudo será desenvolvido a partir dela e regido por ela", projeta.
Também subiram ao palco para receber prêmios as equipes: Fahrenheit (SESI Barra do Ceará), com o troféu Atributos de Equipe; Raptors Robotics (SESI Juazeiro do Norte), com o troféu de MCI; e Ironhide, com o troféu Pensamento Criativo.
Premiação F1 in Schools
Projeto educacional da Fórmula 1, o F1 in Schools levou uma pista para o centro do ginásio da Escola SESI Parangaba, com os estudantes protagonizando o processo de montagem de escuderias, em equipes de 3 a 6 integrantes. Cada grupo construiu um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, chegam a 80 km/h na pista de 24 metros. Eles também montaram um plano de negócios e de marketing para promover cada equipe de corrida.
Após muitas largadas em alta velocidade, o pódio de automobilismo do torneio ficou com a Lightstorm no topo, em 1º lugar, seguido por Woltz (SESI Parangaba), em 2º lugar, e Shooting Star (SESI Juazeiro do Norte), em 3º lugar. Com duas vagas disponíveis para o nacional, Lightstorm e Woltz passaram na seletiva para Brasília.
Celebrando abraçada com a multidão que estava na torcida por sua escuderia, Leilane Alexandre, de 17 anos, ressalta que a capacidade resolutiva e a organização fizeram da Lightstorm um time forte na disputa. "Foram meses de muito esforço e dedicação da nossa equipe. E quando vemos aqui o reconhecimento de todo esse trabalho que tivemos em grupo, a sensação de dever cumprido e de evolução com a conquista nos deixa muito emocionados", celebra a jovem.
Nesta edição do Torneio SESI de Robótica, pela primeira vez, participou uma equipe formada por estudantes da escola do Instituto dos Cegos do Ceará. A Amazinstorm disputou na categoria F1 até as finais com projeto arrojado. A ação de inclusão social foi possibilitada por outros jovens competidores.
Giovanna Muniz, de 15 anos, é deficiente visual. Com muita entrega e concentração, ela colaborou para o avanço da sua equipe até as finais da categoria. Por sua representatividade e competência, a estudante recebeu o prêmio Inspiração Feminina na cerimônia de encerramento.
"Foi muito desafiador estar aqui. Eu não tinha nem noção de como era um torneio de robótica desses, mas aceitei o convite. Foi uma experiência única, aprendi muitas coisas com os meus colegas, fiz muitas amizades, amei as competições e os estandes", relata Giovanna.
As outras premiações na F1 In Schools foram para as mãos de Gogotech (SESI Barra do Ceará), com o troféu Projeto Social, e Lightstorm, com o troféu Excelência em Engenharia.
Lista de todas as equipes participantes
FLL
Cyber Wolves (SESI Barra do Ceará)
Excelsius (SESI Barra do Ceará)
Sea Dragon (SESI Centro)
Vaders (SESI Centro)
Buzzer (SESI Centro)
Sharkbots (SESI Centro)
Raptors Jr. (SESI Juazeiro do Norte)
Dino Kariris (SESI Juazeiro do Norte)
Kariris Kactus (SESI Juazeiro do Norte)
Kariris (SESI Juazeiro do Norte)
Legosth (SESI Maracanaú)
Olimpic Lego (SESI Maracanaú)
Crazytech (SESI Parangaba)
Dragons (SESI Parangaba)
Tekinhos (SESI Parangaba)
Gnomon (SESI Parangaba)
Vortex (SESI Parangaba)
Eletrorobots (SESI Parangaba)
Infinity (SESI Parangaba)
New XP (SESI Parangaba)
Beebots (SESI Sobral)
X-Stage (SESI Sobral)
Beltech (SESI Sobral)
Robossauros (DR Paraíba)
Robossauros Teens (DR Paraíba)
Araripe Soldiers (FR Barbalha)
Team Ryo (FR Barbalha)
Fire Storm (FR Barbalha)
Onda Tec Cascavel (FR Cascavel)
Wind Cascavel Power - WCP (FR Cascavel)
The Wolf (FR Cascavel)
Ocean Tech Cascavel (FR Cascavel)
Jangadeiros (FR Cascavel)
Alligator Cascavel (FR Cascavel)
Metal Snake (FR Cascavel)
Cobra Tech (FR Cascavel)
Tecno Shark (FR Cascavel)
Power Tech (FR Cascavel)
Master Bots (Indústria)
Tech Machine (Indústria)
Marinhos do CE (Comunidade da Barra do Ceará)
Marébot (Comunidade da Barra do Ceará)
Big Heroes (Comunidade da Barra do Ceará)
Big Sharks (Comunidade da Barra do Ceará)
FTC
Fahrenheit (SESI Barra do Ceará)
Ironhide (SESI Centro)
Raptors (SESI Juazeiro do Norte)
Clusters (SESI Parangaba)
Spartan (SESI Sobral)
F1 in Schools
Gogotech (SESI Barra do Ceará)
Lightstorm (SESI Centro)
Shooting Star (SESI Juazeiro do Norte)
Woltz (SESI Parangaba)
Avaritia (SESI Sobral)
Amazinstorm (Instituto de Cegos do Ceará)