telefone(85) 4009.6300

Homenagens marcam o início da construção da Agenda Legislativa da Indústria 2025

27/11/2024 - 10h11

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) homenageou na noite desta terça-feira (26) as 27 federações estaduais da indústria, associações setoriais e sindicatos nacionais que contribuíram nos últimos 30 anos com a Agenda Legislativa da Indústria. O evento foi idealizado para expressar a gratidão da CNI pelo envolvimento e comprometimento do setor e para que a base industrial possa pensar junta, neste novo ciclo, formas de fortalecer este instrumento para os próximos 30 anos.

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará, FIEC, foi representada pelo seu Superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes, o único representante que esteve presente nessa Agenda desde as primeiras discussões: "Participar da construção da Agenda Legislativa da Indústria desde a sua primeira edição é uma honra, um aprendizado, motivo de muito orgulho e compromisso. Agradeço aos presidentes da FIEC que me delegaram essa importante missão, especialmente ao ex-presidente Fernando Cirino Gurgel, com quem iniciei o trabalho e ao presidente Ricardo Cavalcante, que me deu a oportunidade de dar sequência ao mesmo. Atuando de forma efetiva como representante da FIEC ao longo desses 30 anos, posso dar o meu testemunho de como a articulação entre a indústria e o Congresso Nacional foi e continua sendo fundamental para impulsionar avanços estratégicos para o setor e para o Brasil. Esse reconhecimento da CNI, que me homenageia com essa comenda, reforça a importância de continuarmos unidos, projetando um futuro ainda mais sólido para a indústria brasileira."

O diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz, apresentou durante o evento, realizado no SESI Lab, em Brasília, o novo processo de construção do documento, cuja 30ª edição será lançada em março do ano que vem. “Este é um evento que busca trazer de volta a história de 30 anos da Agenda Legislativa. Fazer o Congresso Nacional entender a importância da indústria certamente foi um grande desafio. A Agenda é uma visão estratégica sobre o que a indústria entende ser importante para o Brasil dentro do Congresso Nacional”, destacou Roberto Muniz.

Atualmente, 187 entidades são convidadas a participar dos debates e contribuições para a elaboração da Agenda Legislativa, entre as quais 27 federações; 148 associações setoriais; e 12 sindicatos industriais de âmbito nacional.

O diretor de Relações Institucionais da CNI observou que a construção da agenda continuará a avançar no sentido de uma crescente integração da CNI à base industrial, com cada vez maior aporte tecnológico para otimizar o processo de comunicação com todos os atores relevantes. Segundo ele, a CNI aprofundará as análises e posicionamentos com o intuito de colaborar com alternativas de políticas públicas que efetivamente contribuam para a maior competitividade da indústria brasileira e para o desenvolvimento nacional.

Ao longo dos 30 anos de Agenda, foram 1.596 proposições priorizadas, de um universo de 19.820 proposições de interesse da indústria analisadas. Cada uma das 29 edições anteriores foi elaborada a partir do seminário de construção da Agenda Legislativa da Indústria, evento que reúne anualmente mais de 150 federações estaduais das indústrias, associações setoriais nacionais e sindicatos nacionais – em 2024, foram 158 entidades.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright