telefone(85) 4009.6300

Desafio SENAI de Projetos Integradores premia soluções de alunos cearenses para demandas da indústria

31/10/2024 - 17h10

Alunos da aprendizagem industrial e do ensino técnico do SENAI Ceará tiveram a oportunidade de apresentar, nesta terça-feira (29/10), propostas desenvolvidas para solucionar e otimizar processos nas indústrias cearenses. Como parte do Desafio SENAI de Projetos Integradores, os estudantes aplicaram na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, buscando atender a demandas reais do mercado e da sociedade. Os melhores projetos foram premiados e seguem agora para a competição regional, onde as equipes têm a chance de ver suas soluções virarem produtos reais.

“Esse desafio é uma etapa da Saga da Inovação, um grande programa que acontece anualmente em todas as escolas do SENAI do Brasil. Ela começa, basicamente, com uma fase de ideação chamada Grand Prix, onde são pensadas soluções para problemas reais das indústrias. As melhores ideias viram um protótipo, que é justamente o que está sendo apresentado hoje aqui, que é o Projeto Integrador. Eles fazem um MVP, um mínimo produto viável. Os melhores projetos selecionados hoje vão para o Inova, que já é uma etapa onde o protótipo que eles fizeram tem que ser funcional, já tem que realmente resolver o problema. E daí eles podem ser acelerados”, explica Sônia Parente, gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará (UNED).

Voltados a áreas diversas, como logística, alimentação e até mesmo inclusão, os projetos apresentados pelos alunos do SENAI Ceará reuniram demais estudantes, professores, coordenadores e o público geral no SESI SENAI Parangaba, onde cada equipe contou com um stand para mostrar seu projeto.

Segundo Anderson Monte, especialista educacional responsável pela organização do evento, o momento foi  “marcante para apresentar os projetos desenvolvidos pelos alunos do SENAI Ceará, destacando o desenvolvimento de protótipos inovadores na segunda etapa da Saga de Inovação, com uma forte marca do empreendedorismo como processo de inovação pela educação”.

Os estudantes João Victor do Nascimento Araújo, Clauber Nunes Mendes e Pedro Lucas de Carvalho Pinheiro, do curso de Assistente Administrativo Industrial do SENAI Ceará unidade Maracanaú, conquistaram o primeiro lugar do pódio na categoria de aprendizagem. O produto desenvolvido por eles, chamado Nutri Color, destina-se a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“A nossa solução foi criar uma barrinha de serial voltada para o público autista, mais especificamente para crianças, mas não apenas para elas, que traz benefícios como a ausência de aditivos alimentares, como corantes artificiais, açúcar, glúten, que podem fazer mal para o intestino das crianças ou induzir comportamentos imperativos, que não é a intenção. Além disso, é a única do mercado voltada para esse nicho, então seria, digamos assim, um produto pioneira”, conta João Victor.

Com foco também no impacto social, alunos da Escola SESI SENAI desenvolveram o Toy Eyes, um projeto de inclusão e acessibilidade que permite a crianças com deficiência visual identificar a cor de brinquedos. A ideia partiu de uma experiência ouvida pela equipe, em que Artur, um jovem com deficiência visual, contou achar por muitos anos que sua pele era azul. A solução funciona por meio de um código tátil chamado See Color, que é incluído no brinquedo.

Ana Lívia, integrante da equipe responsável pelo Toy Eyes, explica que o projeto foi pensando com foco no lazer dessas crianças. “Com muitas pesquisas, a gente percebeu que o mercado não visa muito essas pessoas, essas crianças, no caso, com deficiência. A gente foi no Instituto dos Cegos, fizemos algumas perguntas para eles e eles disseram que não existem brinquedos adaptados para as crianças. Ou eles têm que fazer, ou então são brinquedos educativos. Então nisso, a gente pensou em fazer um brinquedo para pensar no lazer da criança mesmo”, ressalta.

Inovações para a logística

Vencedoras do segundo lugar da categoria de aprendizagem, as estudantes do curso de logística do SENAI Juazeiro do Norte criaram o FLOWNOW, uma solução para gerenciamento de estoque que integra algumas das tecnologias já existentes no mercado a menor custo. O produto consiste em um equipamento formado por uma parte física, o hardware Deep Flex, e também um software.

“Muitas empresas se veem no impedimento de adquirir tecnologias que já existem, que são muito boas, por exemplo, as etiquetas RFID com os leitores, ou então o sistema WMS, porque são muito caros para implementar nas empresas, e às vezes uma empresa é de pequeno porte, então ela não consegue comprar e adquirir as tecnologias que já existem. E mesmo se elas conseguissem adquirir, se a gente for calcular os custos que ela vai ter na aquisição, ao longo do tempo, vão ser altos. Já o nosso produto, por integrar e otimizar os processos, no investimento inicial, ao longo prazo, é mais benéfico, traz mais retorno financeiro”, explica Ana Beatriz Gonçalves Macedo, integrante da equipe.

Também com foco em logística e integrando a pauta ambiental, alunos do SENAI Juazeiro do Norte apresentaram o Jubartech, uma solução para o reaproveitamento e a compactação de resíduos como entulhos. “O projeto traz a possibilidade de a gente só  triturar para reduzir o volume [do entulho] na hora de fazer a destinação correta, para não ser tão prejudicial ao meio ambiente, nos aterros, ou, caso a qualidade desses entulhos seja apropriada, a gente pode fazer essa compactação e transformar em blocos ecológicos para fazer a reutilização”, conta o aluno Ruan Karllos.

A escolha dos vencedores do Desafio SENAI de Projetos Integradores ocorreu a partir de uma avaliação realizada por profissionais da indústria e especialistas do SENAI. Foram considerados critérios como relevância para o setor, aplicabilidade e execução técnica dos projetos.

Lista completa dos vencedores

Categoria técnico
1 - MCT Soluction - Copo Clean, SENAI Sobral
2 - Eletrovolts - HVV - HIGH VOLTAGEM VARNISH, SENAI Barra do Ceará
3 - Factory Flow, SENAI Maracanaú

Categoria aprendizagem
1 - Nutri Color, SENAI Maracanaú
2 - FLOWNOW Soluções, SENAI Juazeiro do Norte
3 - EPI’s Grade, SENAI Centro

Fotos: Laura Guerreiro/FIEC

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright