IEL Ceará encerra mais um ciclo da Jornada de Orientação Profissional nas Escolas SESI SENAI com o Congresso de Orientação de Carreira
Depois de uma série de encontros realizados no primeiro semestre do ano letivo com o objetivo de facilitar a escolha profissional dos alunos do 3° ano do Ensino Médio das Escolas SESI SENAI, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) encerra a Jornada de Orientação Profissional de 2024 com o Congresso de Orientação de Carreira nas quatro escolas participantes do projeto. O evento conta com uma programação diversificada, com palestras e exposições sobre habilidades comportamentais, empregabilidade, mercado de trabalho, além de rodas de conversas com histórias inspiradoras de trajetórias de carreira e de projetos de vida.
O primeiro Congresso deste ano ocorreu no dia 12/08, na Escola SESI SENAI da Parangaba, e o segundo foi realizado na manhã de segunda-feira, 19/08, na escola da Barra do Ceará, ambos marcados por muita descontração e dinamismo. O próximo será na unidade de Sobral, no dia 26/08, e o último será no dia 02/09, em Juazeiro do Norte.
“A gente começou esse trabalho em 2021 e todo ano a gente traz melhorias. No ano passado, a gente acrescentou o Congresso para fechar o ciclo e o mantivemos neste ano. A ideia do Congresso é trazer para os jovens um evento focado na preparação para o início da vida profissional, com temas atuais que irão contribuir e facilitar a entrada deles no mundo do trabalho”, explica a psicóloga do IEL Ceará responsável pelo projeto, Alina Sales.
A Jornada de Orientação Profissional integra o Programa de Orientação de Carreira do IEL Ceará e foi construída de forma personalizada para o SESI Ceará, sendo destinada aos alunos do 3° ano do Ensino Médio das Escolas SESI SENAI. O objetivo principal é facilitar a escolha profissional por meio do desenvolvimento de conhecimentos e atitudes que promovam a maturidade necessária à tomada de decisão. Por isso, a iniciativa tem como base dois pilares: o autoconhecimento e o conhecimento das diversas realidades profissionais.
O projeto começou a ser realizado em 2021, na escola da Parangaba, e ano a ano foi se expandindo, beneficiando mais alunos. Em 2023, a jornada passou a contemplar as escolas do interior, Sobral e Juazeiro do Norte, e agora em 2024 a unidade da Barra do Ceará. Atualmente, a Jornada impacta 355 jovens, no total.
As atividades do projeto envolvem dinâmicas, exposições e trabalhos em grupo ao longo do primeiro semestre letivo. No segundo semestre, a Jornada é concluída com o Congresso. “Incluímos, nesta edição, mentorias com as psicólogas que realizam o trabalho em grupo para agregar conhecimento e qualificar ainda mais o projeto. Sempre com os melhores psicólogos especialistas no assunto”, acrescenta Alina.
A psicóloga salienta que, no início do projeto, é aplicado com os alunos o teste Escala de Maturidade para a Escolha Profissional - EMEP, de uso exclusivo de psicólogos, com o objetivo avaliar o nível de maturidade para a escolha profissional e detectar quais dos aspectos que compõem a maturidade são os mais e os menos desenvolvidos.
Essa escala mede cinco dimensões, entre atitudes (determinação, responsabilidade e independência) e conhecimentos (autoconhecimento e conhecimento da realidade educativa e socioprofissional). A partir desse diagnóstico, o IEL Ceará elabora uma jornada para cada turma de acordo com as principais deficiências e necessidades de desenvolvimento.
O mesmo teste é aplicado ao final da Jornada para verificar a evolução das habilidades que o projeto se propõe a desenvolver. “A gente percebe, pelos números e pelo acompanhamento com os alunos, que o nível de maturidade ao final do projeto é bem mais elevado e o nível de incertezas bem mais baixo. O principal ganho dessa Jornada é trazer para eles essa segurança de que eles estão em um caminho que tem conexão principalmente com o ser”, avalia Alina.
Autoconhecimento e realidade do mercado
Renata Vitória, aluna da escola da Parangaba, participou neste ano da Jornada de Orientação Profissional e se sente mais confiante agora, ao final do projeto, da decisão sobre a carreira que deseja seguir.
“No começo do projeto eu tinha apenas uma ideia do que eu queria fazer. Nenhuma certeza. Fiz algumas pesquisas, mas foi na Jornada que o IEL realizou com a gente que aprendi a pesquisar as coisas que realmente importam sobre a profissão e o curso que eu havia pensado, as faculdades, as formas de ingresso, o tempo de curso, a remuneração. A Jornada me ajudou a enxergar o mundo de maneira mais clara, a pensar fora da caixa. Por isso, para mim, foi muito importante, me ajudou muito. Acredito que todo jovem que está terminando o Ensino Médio deveria ter uma orientação como essa porque realmente faz a diferença”, opinou.
Para Henrique César Nobre dos Anjos, aluno da escola SESI SENAI da Barra do Ceará, a orientação da Jornada foi fundamental para ele e os colegas de sala decidirem o que querem fazer após o Ensino Médio.
“Esse projeto não ajuda só no profissional, mas também nos ajuda a crescer como pessoa. Gostei muito da metodologia que o IEL trouxe para a gente com as psicólogas porque criou uma relação muito próxima e nos deixou bem à vontade. Agora, eu tenho um plano A e um plano B para o meu futuro profissional e a minha família me apoia nessa decisão. Agradeço muito ao IEL e à escola por nos proporcionarem esse projeto que veio para contribuir bastante com o nosso crescimento”, ressaltou.
A coordenadora da Escola SESI SENAI da Parangaba, Emanuela Pereira, acrescenta que o trabalho de orientação profissional se dá também em outros momentos ao longo do ano letivo, com o acompanhamento da psicóloga da escola. “Quando o aluno chega ao ensino médio, ele vem carregado da pressão familiar e da sociedade como um todo sobre a profissão a ser escolhida. Depois de passarem pela orientação das psicólogas, eles conseguem se entender melhor como seres humanos, como indivíduos, e isso faz toda a diferença para ampliar a segurança das suas decisões. Ouvi diversos relatos de alunos mostrando justamente essa evolução. Há, notadamente, um enorme ganho em diversos aspectos”, observa.