Participantes do FIEC Summit 2024 visitam Complexo Industrial do Porto do Pecém e conhecem planta de H2V da Energia Pecém
Participantes do FIEC Summit 2024 visitaram, nesta quarta-feira (14/08), o Porto do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante, para conhecer o complexo industrial instalado na região e a planta de produção de Hidrogênio Verde (H2V) da Energia Pecém. Mais de 30 pessoas integraram a comitiva, que incluiu pesquisadores, representantes de empresas da área de energia e mais profissionais.
A primeira parada da visita foi o Complexo Industrial e Portuário do Porto do Pecém (CIPP), onde os visitantes puderam ver de perto a infraestrutura e saber mais sobre a história do empreendimento e as operações de transporte de cargas realizadas no local.
Após passagem pela Zona Portuária de Exportação (ZPE), o grupo foi recebido pela equipe da Energia Pecém. Com unidade no CIPP, a empresa do setor elétrico é responsável pela primeira planta de H2V do Ceará, da qual fazem parte uma usina de energia solar e um módulo eletrolisador.
Para Mariana Medeiros, Diretora da H2V Potisal, localizada no Rio Grande do Norte, a visita ao CIPP é uma oportunidade de conhecer experiências bem-sucedidas envolvendo o hidrogênio verde, contribuindo para a implantação de projetos semelhantes em outros estados do Nordeste.
“É muito interessante para a gente conhecer a questão da logística e a infraestrutura, que realmente é muito robusta, e ver de perto o trabalho que está sendo feito”, destaca.
Pela primeira vez no Ceará e no FIEC Summit, Rafael Silva, Coordenador de Segurança de Processos da DNV South America, também ressaltou que presenciar a operação do terminal pode ajudar a gerar insights sobre a segurança e o controle de riscos na indústria em geral.
“Precisamos entender as operações com um certo nível de detalhes para poder justamente avaliar o que pode dar errado e propor as barreiras de segurança mais adequadas para garantir que tudo aconteça de uma forma segura e eficiente. Estar aqui fisicamente é excelente nesse sentido”, pontuou.
Fotos: Laura Guerreiro/FIEC