FIEC se reúne com superintendente do MAPA para tratar do credenciamento do Laboratório de Alimentos no IST SESI SENAI
A Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) se reuniu, nesta sexta-feira, 8/3, com o Superintendente do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA/CE), Odilon Silveira Aguiar, para tratar do credenciamento do Laboratório de Alimentos no recém inaugurado (11/3) Instituto de Tecnologia SESI SENAI - Professor Ariosto Holanda, localizado em Maracanaú.
A mesa foi composta pelo 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; Gerente do IST, Carlos Mesquita; e Coordenador Administrativo da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (SFA), Augusto Júnior.
Laboratório de Alimentos - Instituto de Tecnologia SESI SENAI - Professor Ariosto Holanda
O objetivo do laboratório é realizar ensaios com foco nas análises de alimentos necessárias para garantir a boa qualidade dos produtos, contribuindo para elevar a competitividade da Indústria Cearense. A modernização das instalações e equipamentos busca suprir o atendimento regional.
Dentre as próximas ações previstas estão: aquisição de equipamentos; manutenção e atualização de equipamentos; estruturação física de acordo com requisitos técnicos; aquisição de material de consumo e insumos; contratação de serviço de calibração, contratação de treinamentos e cursos preparatórios; e contratações referentes ao processo de acreditação (credenciamento) dos laboratórios na ISO/IEC 17025.
“Na última reunião que tivemos a respeito falou-se em até dois anos para credenciar um laboratório, devido a uma lei muito antiga que regula o assunto. Eventualmente pode ser necessária alguma mudança na legislação, mas o mais importante é que a gente conheça a demanda”, ponderou o 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado.
O Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, contextualizou o processo para a acreditação do laboratório. “O Carlos Mesquita, gerente do Instituto, junto com a equipe, já teve várias reuniões no MAPA e esteve na Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o grupo foi muito bem recebido pelos técnicos. Eles acharam a iniciativa muito importante porque essas análises e demandas provavelmente não se restringirão apenas ao estado do Ceará, mas ficarão a nível de Norte e Nordeste”, disse.