Jurandir Picanço representa a FIEC na inauguração do laboratório de Hidrogênio e Máquinas Térmicas da Universidade Federal do Ceará
O Consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Jurandir Picanço, participou hoje (28/07) do lançamento do laboratório de Hidrogênio e Máquinas Térmicas da Universidade Federal do Ceará, localizado no Campus do Pici.
A unidade propiciará testes práticos da utilização do combustível produzido pelo hidrogênio verde em carros e, em outra frente, possibilitará a produção do elemento químico a partir das bactérias encontradas nos efluentes.
Por todos os motivos, a inauguração do equipamento foi comemorada pelo Consultor de Energia da FIEC. “Este espaço dedicado ao Hidrogênio Verde concretiza a participação efetiva da Universidade Federal do Ceará no conceito de transição energética. Portanto, este momento tem um alto significado, uma vez que representa uma oportunidade do Estado confirmar ainda mais seus esforços nas ações de implementação da indústria do Hidrogênio Verde”, disse Picanço.
A cerimônia contou com a participação do Reitor da UFC, Cândido Albuquerque; do Vice-Reitor, José Glauco Lobo; da Pró-Reitora de Graduação, Ana Paula de Medeiros Ribeiro; do Pró-Reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Augusto Teixeira de Albuquerque; do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Francisco Porto Cavalcanti; da Pró-Reitora de Extensão, Elizabeth De Francesco Daher; da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Nadja Glheuca da Silva Dutra Montenegro; da Vice-Diretora do Centro de Tecnologia no exercício da Diretoria, Diana Cristina Silva de Azevedo; da Pró-Reitora Adjunta de Gestão de Pessoas, Telma de Araújo do Nascimento; da Pró-Reitora Adjunta de Planejamento e Administração, Adênia Maria Augusto Guimarães; do Coordenador de Programas Acadêmicos do Centro de Tecnologia, Bruno Bertoncini; do Coordenador do Laboratório de Hidrogênio e Máquinas Térmicas, André Valente Bueno; da Vice-Coordenadora do Laboratório de Hidrogênio e Máquinas Térmicas, Carla Freitas de Andrade; do Coordenador de Projetos e Obras da UFC INFRA, Renato Guerreiro Araújo; do Professor Juscelino Chaves Sales, que representou a Universidade do Vale do Acaraú; do Professor Jorge Lima, que representou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará; da Coordenadora do Laboratório de Conversão Energética e Inovação do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mona Lisa Moura de Oliveira; do Executivo da Fortescue, Hugo Ricardo Lamas Diogo; da Gerente da Fortescue, Ruá Tean, e do executivo que representou a Qair Brasil, Vinícius Andrade dos Santos.
Ao discursar, o Reitor Cândido Albuquerque enfatizou que o laboratório simboliza a prestação de serviço que a UFC tem oferecido à sociedade. “O nosso papel é oferecer soluções para o aumento da qualidade de vida das pessoas. E este laboratório traz o tema da transição energética, que representa um novo modelo de desenvolvimento, por criar novas tecnologias, por possibilitar condições para que o setor privado produza o Hidrogênio Verde”, disse.
Na mesma linha, o Coordenador de Programas Acadêmicos do Centro de Tecnologia, Bruno Bertoncini, disse que o laboratório vai estimular os universitários a produzirem mais pesquisas e a terem um contato mais próximo com as novas tecnologias.
A Vice-Diretora do Centro de Tecnologia no exercício da Diretoria, Diana Cristina Silva de Azevedo, também se manifestou na cerimônia de lançamento do laboratório, ao afirmar que a unidade vai propiciar o desenvolvimento da economia cearense e gerar riqueza e bem-estar para a sociedade local.
O Gerente de Performance Social na América Latina da Fortescue, Hugo Diogo, também enalteceu o momento. “Estamos muito otimistas, uma vez que nossa ideia é produzir Hidrogênio Verde em larga escala no Ceará, que tem ótimas condições naturais. Desse modo, o papel trazido pela Universidade Federal do Ceará traz solidez e mais confiança de que estamos no caminho certo”, concluiu.