SENAI Ceará capacita instrutores moçambicanos em nova fase de projeto da JICA
O SENAI Ceará iniciou no dia 22/4, em Maputo – Moçambique, mais uma etapa do Projeto de Aprimoramento do Sistema de Educação Profissional em Moçambique (PAMEP 21). A gerente de Educação, Sônia Parente, a especialista educacional do SENAI Ceará, Ana Paula Melo e a coordenadora pedagógica do SENAI Barra do Ceará, Silvia Kélen, iniciaram capacitação psicopedagógica com 24 instrutores moçambicanos do Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cássimo (IFPELAC).
A formação terá duração de 160 horas, com previsão de encerramento em 17/5. Esse projeto é fruto de um contrato celebrado entre a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e o Departamento Nacional do SENAI, em 31/8/2017, com duração de quatro anos. Entre as ações executadas pelo SENAI, está a reformulação dos Itinerários Formativos de quatro áreas tecnológicas (Construção Civil, Soldagem, Automotiva e Processamento de Alimentos) e a capacitação dos profissionais do IFPELAC.
Sobre o projeto
O Projeto para Fortalecimento do Sistema de Formação Profissional em Moçambique surgiu por meio da JICA, que representa o governo nipônico e foi responsável pela articulação. Em parceria com o governo de Moçambique, eles solicitaram o auxílio do Brasil, também falante de língua portuguesa. O SENAI Ceará foi selecionado pelo SENAI nacional e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) após apresentar os projetos mais representativos dentro das áreas de conhecimento.
Três cidades moçambicanas são atendidas pelo projeto: a capital Maputo, Nampula e Nacala. Dois contratos já foram firmados, um de US$ 300 mil, pago pelo governo de Moçambique e outro de US$ 3,5 milhões, financiado pela JICA.
Sobre o SENAI Ceará
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.