Cadeia produtiva de pavimentação asfáltica terá conselho para impulsionar o setor
A cadeia de produção e distribuição de asfalto no Ceará terá um conselho para impulsionar o setor. A decisão foi tomada por representantes do segmento, em reunião realizada no último dia 2/4, no Centro de Tecnologia em Asfalto Norte/Nordeste, na Universidade Federal do Ceará (UFC).
Participaram das discussões o líder do Núcleo de Infraestrutura da FIEC e do Masterplan de Construção, Heitor Studart, e o superintendente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará (Sinconpe/CE), Luiz Carlos Thé Franco, além de representantes da Petrobras, distribuidoras de asfalto, poder público, academia, empresas construtoras e projetistas.
O objetivo é aprimorar a qualidade da pavimentação produzida no Estado, de modo a aumentar os benefícios à sociedade, fornecendo conforto, qualidade e segurança nas rodovias. As reuniões, que devem começar em maio, serão mensais e itinerantes, ou seja, ocorrerão nas entidades participantes.
A formação do conselho é resultado de uma articulação iniciada no final de 2018, que vem garantindo reuniões periódicas no Observatório da Indústria da FIEC para discutir as necessidades do segmento de construção pesada. Este grupo de trabalho, liderado pelo professor Jorge Soares, tem a parceria do Núcleo de Infraestrutura da FIEC e do Sinconpe/CE, e foi criado dentro do Masterplan de Construção e Minerais não Metálicos.
O Masterplan é a fase de implementação, fortalecimento e otimização das ações estratégicas apontadas pelas Rotas Estratégicas Setoriais. O objetivo é garantir a concretização das visões de futuro definidas para cada setor discutido.