Empresas do setor químico recebem capacitação na área de controle de qualidade
Micro e pequenas empresas do setor químico iniciaram hoje, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), um curso sobre garantia de qualidade nos segmentos cosmecêutico, farmacêutico e saneante. As aulas seguem até 13 de abril e contam com 20 participantes, que representam 12 empresas cearenses.
O objetivo é aperfeiçoar o profissional para atuar na garantia da qualidade dos processos da cadeia produtiva no seu segmento empresarial, utilizando os requisitos fundamentais preconizados pelas normas regulatórias vigentes. “As empresas estão muito focadas no produto final e, às vezes, não se dão conta que esse controle de qualidade é intrínseco ao processo produtivo”, frisou a professora Anna Carolina Marinho, da Fiocruz.
O curso é uma iniciativa do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias – Procompi, com a articulação do Sindquímica e do Masterplan de Saúde. “Havia uma demanda das empresas por uma capacitação nessa área. Fizemos uma parceria com a Fiocruz e montamos um curso completo para suprir essa necessidade”, explicou Priscila xx.
“Existe muito o que avançar. Iniciativas como essa aumentam a consciência de quem está no mercado hoje”, disse Dourado Filho, da empresa de saneantes QIT.
Além do conteúdo teórico e prático, os encontros são uma oportunidade para compartilhar boas práticas. “O conteúdo capacita e sensibiliza, mas os encontros vão muito além, porque proporcionam a integração entre as empresas e a partilha saudável de experiências positivas”, reforçou Patrícia Basílio, da empresa Hanova Cosméticos.
Saiba mais
O curso ”Garantia da Qualidade no Segmento Cosmecêutico/Farmacêutico/Saneante” terá 64 horas de duração, abordando os seguintes temas:
Introdução aos conceitos de garantia da qualidade; ferramentas da qualidade; CEP; Segurança da Informação; Integridade de dados; Registro de produtos; Sistema ISO; Auditoria; Avaliação de riscos; Rastreabilidade; Aplicação de treinamentos e registros; Qualificação de fornecedores; Atuação proativa na presença de desvios e não conformidades; Estrutura documental: padronização e gestão de documentos; Identificação de estrutura de protocolos e relatórios; Legislação; – auto inspeção e Gerenciamento da produção.
Sobre o Procompi
O Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria – CNI e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae para elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial.