E-Social é tema de palestra na FIEC
O que fazer para evitar passivos trabalhistas com a implantação do e-Social? As dúvidas de empresários e profissionais de Recursos Humanos e Contabilidade foram tiradas ontem (20/2), na Casa da Indústria, durante palestra realizada pelo Conselho Temático de Relações Trabalhistas e Sindicais (Cosin). O evento foi aberto pela gerente jurídica do Sistema FIEC e membro do Cosin, Natali Camarão.
O palestrante foi o administrador Douglas Rabelo, com vasta experiência no âmbito de relações trabalhistas e previdenciárias, atuante na área de Departamento Pessoal há 10 anos. Douglas vê o e-Social muito mais como oportunidade do que ameaça para as empresas. "O e-Social vem ajudar as empresas, gerando economia e maior organização. A ferramenta exige que todos os setores da empresa se comuniquem e sejam responsáveis pelas informações prestadas", analisou.
O e-Social, instituído pelo Governo Federal por meio do Decreto nº 8.373/2014, é um ambiente virtual, que concentrará, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e FGTS. Em relação à área de SST, o e-Social organizará as informações dos Programais Legais, como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), entre outros.