Confiança do empresário cearense atinge maior patamar desde março
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) marcou 61,2 pontos no mês de novembro, sendo esse o maior valor desde março deste ano. Essa pontuação representa um aumento de 6,5 pontos em relação ao mês anterior, tonando esse o quinto mês seguido de crescimento. Dessa forma, o ICEI volta a estar acima de sua média histórica, que é de 56,5 pontos. As informações são do ICEI de novembro, produzido pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
No que diz respeito ao Brasil, o ICEI atingiu 63,2 pontos, também indicando alta confiança do empresariado nacional. Tal valor também alcançou patamar recorde: desde setembro de 2010 a confiança do empresariado brasileiro não era tão alta. O Índice é 9,5 pontos maior que em outubro e é o segundo mês seguido de crescimento, voltando a ultrapassar sua média histórica de 54,2 pontos, fato que não ocorria desde maio.
O resultado no Estado foi impulsionado pela Indústria da Transformação, com crescimento de 8,7 pontos em relação a setembro, marcando 63 pontos. Esse resultado é a terceira maior pontuação da série histórica, e mantém a Indústria da Transformação acima de sua média histórica, que é de 52,4 pontos. Além disso, o Índice de Confiança da Indústria da Construção cearense segue acima dos 50 pontos, alcançando 56,7 pontos em novembro, valor praticamente igual ao do mês anterior, quando o Índice marcou 57 pontos. Esse valor continua – pelo quinto mês seguido – acima da média histórica de 53,2 pontos.
Estes resultados indicam um grande otimismo na retomada da Indústria da Transformação cearense nos próximos meses. Já na Indústria da Construção, o ICEI pode representar uma perspectiva de melhora no cenário para um setor que tem apresentado dificuldades em retomar o crescimento.
Clique AQUI e confira o estudo completo.