Mobilização Industrial pela Inovação é lançada na FIEC
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart, lançou hoje (5/10), na Casa da Indústria, a Mobilização Industrial pela Inovação (M2I), com a presença de diretores, superintendentes, empresários, representantes da academia e governo.
Em sua fala de abertura do evento, o presidente Beto Studart analisou o contexto do Brasil em relação à inovação, referenciando o passado recente. "No governo Sarney, passamos a viver um fechamento predatório do país. Nesse momento, a indústria deixou de crescer. Nossa preocupação sempre voltou-se mais para a exportação e menos para a importação. Acredito que a importação é o que proporciona troca de tecnologia e é fundamental para a indústria", avalia. O presidente destacou a importância do M2I para os próximos passos da indústria cearense em direção à inovação. "Fizemos um trabalho importante de aproximação entre empresas e universidades. A partir de agora, as ações se tornam tangíveis, com a criação do M2I", explica.
O economista e ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho, apresentou o Projeto Indústria 2027, que coordena. "Vamos caminhar para mudanças muito relevantes. A sociedade vai mudar", disse. No estudo, as perspectivas tecnológicas como Internet das Coisas, Big Data, entre outras, foram cruzadas com os setores mais relevantes da indústria. Nesse contexto, foram pesquisadas 800 indústrias e como o setor deve se comportar no horizonte de 10 anos. "O Brasil tem oportunidade de liderar em muitos setores", avalia.
Também palestraram a diretora de inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e superintendente e diretora de inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Gianna Sagazio; e o líder do Programa para Desenvolvimento da Indústria da FIEC, Sampaio Filho.
Mais detalhes, no Boletim da Indústria de segunda-feira (8/10).