Produção industrial cearense segue em alta
A Sondagem Industrial de agosto, realizada pelo Núcleo de Economia e Estratégia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), aponta sinais de recuperação da indústria cearense. Pelo segundo mês consecutivo, o setor registrou expansão da produção ao assinalar 55,8 pontos. A Utilização da Capacidade Instalada (Efetiva/Usual) indica que a indústria operou abaixo do usual para o mês de agosto, mas é possível observar uma trajetória de diminuição da ociosidade nos últimos três meses e estoques de bens manufaturados dentro do patamar planejado. Por outro lado, houve redução no quadro de funcionários. O estudo é feito em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Com relação às expectativas, há projeção de crescimento para as variáveis “demanda”, “compra de matérias-primas” e “exportações”, fortalecendo a perspectiva de expansão da atividade industrial ao longo dos próximos meses. No entanto, apesar do otimismo, não há sinalização para admissão de novos empregados.
A intenção de investimentos registrou 53,6 pontos em setembro, correspondendo a um decréscimo de 3,1 pontos em comparação com o mês anterior. A ociosidade do setor industrial somado ao cenário de incerteza política refletem diretamente na baixa pretensão para a realização de investimentos ao longo dos próximos meses, comprometendo, dessa forma, a geração de novos empregos e a dinamização da economia cearense.
Confira o estudo completo AQUI.