Transporte aquaviário é tema de reunião na FIEC
O Superintendente Regional da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Roni Perez de Mello, participou hoje (28/8), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), de reunião conjunta do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da FIEC e da Câmara Temática Logística da Adece (CT Log), ambos presididos por Heitor Studart. Ele discorreu sobre o papel da Antaq na logística do estado do Ceará, abordando a situação atual e principais entraves do segmento aquaviário no Ceará, especialmente do Porto de Fortaleza e do Terminal Portuário do Pecém.
Na ocasião, membros da Comissão de Entraves Portuários da CTLog, criada em abril deste ano, cobraram a reativação da Comissão das Autoridades nos Portos local (Conaporto local), que costumava ser um espaço de discussão sobre o desenvolvimento do modal marítimo e sobre a interação entre os órgãos anuentes do segmento.
Outro ponto abordado foi a necessidade de desenvolvimento da cabotagem, que é a navegação entre portos do mesmo país, contrapondo-se à navegação de longo curso, que é realizada entre portos de diferentes países. "Não resta dúvidas de que a cabotagem precisa de um tratamento diferenciado, não privilegiado, mas diferenciado. Temos trabalhado na melhoria do marco regulatório”, pontuou Roni Mello.
A cabotagem é considerada um modal promissor, tendo em vista que o Brasil possui uma extensa costa navegável e as principais cidades, polos industriais e grandes centros consumidores se concentram no litoral ou em cidades próximas a ele.
Sobre o Coinfra
O Conselho Temático de Infraestrutura da FIEC (Coinfra) é um órgão consultivo que tem por objetivo debater e propor políticas na área de infraestrutura. Visa integrar e desenvolver os diversos setores industriais especialmente nas áreas de energia, saneamento básico, transportes, concessões e telecomunicações.