Cariri terá conselho gestor para execução de ações estratégicas
A criação de um conselho gestor para monitorar e garantir a execução do Plano de Desenvolvimento Regional do Cariri foi uma das prioridades definidas pelos participantes do Fórum de Indústrias do Cariri, realizado na tarde de ontem (14), em Juazeiro do Norte, pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Com isso, os atores locais esperam desenvolver uma instância de governança regional, capaz de dar seguimento às ações projetizadas durante o encontro, que marcou a 2ª fase do Fórum.
Além desse, outros sete produtos começaram a ser elaborados, tendo como norte as áreas de atuação definidas como prioritárias, os chamados “vetores de transformação”. São eles:
- Fortalecimento de um ecossistema de inovação, com pelo menos cinco núcleos instalados até 2019
- Criação de uma Mostra de inovação tecnológica anual, a partir de 2019
- Mapeamento de linhas de crédito disponíveis e empresas demandantes, com o objetivo de facilitar o acesso pelos empresários
- Criação de um programa de incentivo ao desenvolvimento do empreendedorismo e de estímulo às incubadoras de negócios
- Implantação de um selo de sustentabilidade, buscando a produção mais limpa, no período de até um ano
- Criação de uma bolsa de resíduos para o Cariri, em 13 meses
- Criação de um programa piloto unificado de capacitação e integração para gestores e colaboradores de micro e pequenas empresas no período de até dois anos.
Saiba mais
A realização do Fórum é uma ação do Sistema FIEC, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Ceará, e surgiu do interesse de empresários, pesquisadores e representantes dos governos locais pelo aprofundamento dos resultados gerados pelo Programa para Desenvolvimento da Indústria junto à realidade industrial da região do Cariri. A iniciativa foi replicada recentemente em Sobral e Região Norte e, em breve, chegará também a Limoeiro do Norte e São Gonçalo do Amarante.
A 1ª fase do Fórum das Indústrias do Cariri foi finalizada em novembro de 2017, a partir de contribuições de representantes de diversas instituições públicas e privadas, resultando na priorização de ações estratégicas para o desenvolvimento das atividades econômicas prioritárias, bem como a criação do roadmap com as trajetórias de futuro desejadas até 2025. Confira aqui o resultado da fase inicial.
O Programa para Desenvolvimento da Indústria objetiva contribuir com o crescimento de longo prazo, definindo as principais potencialidades do Estado e os respectivos caminhos para o melhor aproveitamento desses diferenciais, por meio de um debate articulado entre setor privado, poder público, academia e entidades de apoio, incentivando o fortalecimento da inovação e sustentabilidade no contexto empresarial.