Surdos do Instituto Filippo Smaldone visitam o Museu da Indústria
O Museu da Indústria, equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), recebeu nesta quinta-feira (7/6), um grupo de surdos do Instituto Fillippo Smaldone. As crianças visitaram a exposição "A Intenção e o Gesto" do projeto Arte e Indústria, parte do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça. Após a visita, a turma foi dividida em dois grupos, participou de uma atividade de pintura, e discutiu a obra que seria representada na parede.
Exposição A Intenção e o Gesto
A exposição A Intenção e o Gesto integra o projeto Arte e Indústria, iniciativa que homenageia artistas com processos de criação relacionados à produção industrial. Em sua terceira edição, o projeto tem a curadoria de Marcus Lontra e reúne trabalhos do artista Sérvulo Esmeraldo, homenageado pelo Prêmio este ano, e de mais 10 artistas contemporâneos que dialogam com sua produção: Almandrade, Ana Maria Tavares, Angelo Venosa, Arthur Lescher, Delson Uchoa, Hildebrando de Castro, Guto Lacaz, Iran do Espírito Santo, Jaildo Marinho, Raul Córdula e Paulo Pereira.
Programação no Dragão do Mar
O Museu de Arte Contemporânea do Ceará – MAC/CE recebe a mostra com os trabalhos dos cinco artistas vencedores da sexta edição do Prêmio: Daniel Lannes (RJ), Fernando Lindote (SC), Jaime Lauriano (SP), Pedro Motta (MG) e Rochelle Costi (SP); e a exposição Verzuimd Braziel - Brasil Desamparado, do curador premiado Josué Mattos, que reúne trabalhos dos artistas André Parente, Anna Bella Geiger, Carla Zaccagnini, Cildo Meireles, Clara Ianni, Dalton Paula, Daniel Jablonski e Camila Goulart, Daniel Santiago, Ivan Grilo, Lourival Cuquinha, Regina Parra, Regina Silveira, Santarosa Barreto, Thiago Honório, Thiago Martins de Melo e Vitor Cesar.
6º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça Para as Artes Plásticas
Em paralelo às mostras do Prêmio, é realizada a exposição A Intenção e o Gesto, que integra o projeto Arte e Indústria. Em Fortaleza, A Intenção e o Gesto será dividida entre o Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar, que receberá cerca de 40 obras de Sérvulo Esmeraldo, constituindo-se em uma grande exposição do artista, enquanto no Museu da Indústria outros oito trabalhos do homenageado se unem à exibição das obras dos artistas Almandrade, Ana Maria Tavares, Angelo Venosa, Arthur Lescher, Delson Uchoa, Hildebrando de Castro, Guto Lacaz, Iran do Espírito Santo, Jaildo Marinho, Raul Córdula e Paulo Pereira, que dialogam com a produção de Esmeraldo.
Fortaleza é a única capital do Nordeste a receber as exposições da sexta edição do Prêmio, que teve seu início no ano passado, no Museu Brasileiro (MuBE), em São Paulo. Brasília e Goiânia também já sediaram as mostras, que de Fortaleza seguem para o Rio de Janeiro (julho a setembro) e a Florianópolis (outubro a fevereiro de 2019).
O Prêmio é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Em Fortaleza, a exposição tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
Visitações
As visitações para o público em geral iniciaram no dia 18 de maio, seguindo até 1º de julho.
6º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça Para as Artes Plásticas
Visitação gratuita: até 01/07/2018
Museu da Indústria
(Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro)
De terça-feira a sábado, das 9h às 17h; domingos, das 9h às 13h.
Museu de Arte Contemporânea do Ceará
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
(Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema)
De terça a sexta-feira, das 9h às 19h (último acesso às 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (último acesso às 20h30).