telefone(85) 4009.6300

Avanços e riscos de um novo modelo de ensino médio

23/09/2016 - 15h09

No Brasil, metade daqueles que começam a estudar, não concluem o ensino médio, e a evasão é expressivamente maior exatamente nesse nível. Para agravar o quadro, há uma nítida falta de qualidade – os exames comprovam a reduzida aprendizagem, especialmente em matemática e ciências – e um claro distanciamento entre os conhecimentos exigidos pelo mercado de trabalho e boa parte dos conteúdos vistos em sala de aula. Nessa direção, reside exatamente na menor oferta de ensino que promova conhecimento mais específico, diretamente aplicável à realidade empresarial, uma das razões do baixo desempenho da indústria brasileira, uma vez que limita a capacidade de inovar das empresas e a produtividade, com grandes impactos sobre a competitividade das empresas.

Procurando soluções para superação dessa realidade, o governo federal apresentou nesta semana um plano para o ensino médio, buscando torná-lo mais atraente para os estudantes. Para tanto, a aposta se baseia na ampliação da carga horária (turno integral) e em alterações na estrutura curricular – definições de áreas comuns e áreas vocacionais -, à exemplo do que já ocorre em diversos países desenvolvidos.

Uma novidade adicional é a possibilidade de atuação como professores de profissionais “com notório saber reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino”. A intenção é enfrentar a dificuldade de se encontrar professores qualificados em determinadas regiões. Entretanto, não está claro, ainda, como será determinado se um professor tem notório saber em uma área ou não. Em alguns estados americanos, isso é feito por meio de um teste simples, com determinada nota de corte.

Naturalmente, a simples flexibilização e a ampliação do tempo do aluno na escola não irão resolver problemas estruturais do ensino médio, como, entre outros, infraestrutura das escolas, lotação de salas, professores desestimulados e disciplinas separadas da realidade do aluno. Porém, a reforma encaminhada pelo governo federal é necessária e o seu desenho abre possibilidades para uma melhor discussão sobre os grandes entraves desse nível de ensino.

Avanços

- A proposição de uma área comum e de áreas vocacionais está em sintonia com o que é praticado em diversos países desenvolvidos.
- Aumento de carga horária: de 800 para 1.400 horas anuais. Há evidências empíricas de que maior carga horária melhora desempenho dos alunos.
- A flexibilização de disciplinas será atraente e dará autonomia aos estudantes.
- Por não existir um modelo único, é permitido, a cada rede de ensino, uma adequação às suas particularidades.

Preocupações

- A escolha do aluno pode se limitar às disciplinas em que ele tem alguma afinidade. Logicamente, seu aprendizado pode ficar prejudicado nas outras áreas, e isso pode ser um diferencial negativo na disputa por uma vaga no ensino superior.
- Além do aumento do custo para se ter o turno integral, outras preocupações são o tempo e a qualidade das atividades de instrução – se o ensino continuar com baixa qualidade, não adiantará aumentar o tempo de permanência do aluno na escola.
- Uma maior atenção terá que ser dada à formação de professores, uma vez que isso é imprescindível para avanços no ensino médio, especialmente neste formato, mais flexível.
- Possibilidade de se abrir mão da Educação Física: esporte é importante para melhorar a autoestima e ampliar a concentração e a memorização. Países como a Finlândia – referência mundial em educação – transferem horas de estudo para horas de práticas esportivas.

Confira as edições anteriores da Análise Econômica Semanal:

16/09 - O primeiro pacote de concessões

09/09 - O IDEB e os impactos na economia

19/08 - Dívida dos Estados e a necessidade de superar as ineficiências institucionais

05/08 - A queda da inflação e a revisão dos juros

29/07 - Déficit nas contas públicas: solução passa por investimentos e exportações

22/07 - Mudança na SELIC terá que vir acompanhada de medidas fiscais

15/07 - Precisamos aproveitar o cenário favorável

08/07 - Respeito às restrições do orçamento é imprescindível para alcançar meta fiscal

01/07 - O elemento central para a retomada da econonomia

24/06O "Brexit" como mais um desafio para a agenda internacional brasileira

17/06 - Sinais de confiança na retomada da economia

10/06 - Foco no cumprimento da meta de inflação

03/06 - No Caminho da austeridade

27/05 - Primeiras medidas evitam agravamento do quadro fiscal

20/05 -  Controle das contas públicas e a eficiente gestão do gasto

13/05 - Competitividade, chave para retomada do crescimento

06/05 -  A premissa da eficiência do gasto público

29/04 - O equilíbrio que se faz necessário nesse momento

22/04 - Os desafios do pós-Dilma

15/04 - Próximos dias darão o tom sobre as incertezas

08/04 - Um governo novo ou um "novo governo?

01/04 - FUTURO: Uma construção coletiva

24/03 - Não há saída sem a recuperação da confiança

18/03 - Destaques econômicos em segundo plano

11/03 - Os humores da política

04/03 - Efeitos da Lava Jato na economia

26/02 - Até que enfim, um sopro de positividade

19/02 - Programação Orçamentária e Financeira para 2016: cortes de gastos de R$ 24 bilhões

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright